A executiva estadual do PT reuniu-se esta semana para “avaliar a conjuntura”. Deputados federais e estaduais participaram do encontro. A assessoria do partido enviou o texto abaixo como resumo do encontro. Confira
“Na pauta da reunião foi destacado as recentes obras do governo federal em Santa Catarina, entre elas os 5 campus do IFSC inaugurados nos últimos 30 dias no estado: em São Carlos, Garopaba, Tubarão, Itajaí e Caçador. Além da aprovação do curso de medicina na Universidade da Fronteira Sul, uma importante reivindicação do oeste catarinense.
As recentes investidas jurídico-político-midiáticas contra as prefeituras do PT em Santa Catarina também foi ponto de pauta. Neste aspecto, o primeiro elemento a ser considerado é o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta quinta-feira, onde, das 10 prefeituras que mais cumprem a Lei de responsabilidade Fiscal, 3 são do PT. Esta é uma prova do compromisso dos nossos prefeitos com a lisura no trato com a coisa pública e do respeito com a legislação.
O PT não admite que isso seja realizado, fora dos marcos do Estado Democrático de Direito. Se o princípio de presunção de inocência é violado, se o espetáculo jurídico-político-midiático se sobrepõe à necessária produção de provas para inculpar previamente réus e indiciados; se as prisões preventivas sem fundamento se prolongam para constranger psicologicamente e induzir denúncias, tudo isso que se passa às vistas da cidadania, não é a corrupção que está sendo extirpada. É um estado de exceção sendo gestado em afronta à Constituição e à democracia.
O Partido dos Trabalhadores, reafirma o seu compromisso de continuar promovendo a inclusão social dos mais pobres, neste sentido, apoiamos o trabalho sério e comprometido dos nossos prefeitos e prefeitas e não deixaremos de aplicar o estatuto partidário aos casos de omissão ou desvios éticos.”
Foto: PT-SC, divulgação