Cerca de 79 mil alunos voltaram às aulas nesta quinta-feira (6) na Rede Municipal de Ensino de Joinville. Com expectativa e entusiasmo, os estudantes foram recebidos nas 165 Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) de toda a cidade.
O primeiro dia de aula foi de emoção para a empresária Andreia Schmidt Kogin, mãe da aluna Milena, de seis anos. A menina começou uma nova etapa escolar no 1º ano do Ensino Fundamental e toda a família estava ansiosa para o início das aulas.
“Ela está bem animada porque gosta muito de estudar. A expectativa é que seja um ano de muitas descobertas e acho que será uma boa jornada porque já conhecemos o ensino do município e gostamos bastante”, comenta a mãe, que tem outro filho no 9º ano na Rede Municipal de Ensino.
O início das aulas não foi novidade para a adolescente Bianca Cazaroto Mattos, de 13 anos, mas a ansiedade ainda estava presente para a chegada do 8º ano do Ensino Fundamental. Ela acordou às 4h nesta quinta-feira na expectativa de ir para a escola.
“Não consegui nem dormir muito bem porque estava com vontade de vir para a escola e reencontrar minhas amigas. Meu objetivo neste ano é estudar e me esforçar bastante”, garante.
Recepção dos alunos
Para marcar o início do ano letivo, o prefeito Adriano Silva, a vice-prefeita Rejane Gambin e o secretário de Educação Diego Calegari visitaram a Escola Municipal Pastor Hans Müller na manhã desta quinta-feira. Eles recepcionaram os estudantes e visitaram algumas salas para dar as boas-vindas aos alunos.
“A alegria no rosto das nossas crianças retornando às aulas é muito significativo, porque mostra que elas se sentem bem nas nossas escolas. São muito bem recebidos pelos profissionais da Educação. Não é à toa que somos hoje referência nacional na Educação. E os 79 mil alunos que entram hoje para as nossas escolas, com certeza, vão ter um ano maravilhoso, com grande aprendizado. Estamos com a rede toda pronta, várias escolas reformadas, ampliadas, ginásios sendo entregues. Investimentos para melhorar a vida e a Educação das nossas crianças”, comenta o prefeito Adriano Silva.
Para o secretário de Educação, Diego Calegari, os preparativos para o início do ano letivo refletem em toda a rede e a expectativa é que seja um ano promissor.
“Fizemos vários investimentos durante as férias, reformas, adaptações nos ambientes, como na parte do pessoal com a contratação de mais 700 servidores que participaram de toda uma formação e alinhamento. É um ano muito promissor. Ano passado fomos agraciados pela conquista do melhor IDEB de todo o Brasil entre os municípios com mais de 500 mil habitantes e vamos continuar melhorando. Temos inovações pela frente, 12 Centros de Educação Infantil sendo construídos nesse momento, além de três em licitação”, detalha Calegari.