Manchete

8 de janeiro: Dois anos de OMISSÃO e ACOBERTAMENTO, por Esperidião Amin

Nesta quarta-feira faz 2 anos dos atos de 8 de janeiro. Durante todo esse período de discussão relacionado a esta barbárie que aconteceu nas sedes dos Três Poderes, o senador Esperidião Amin foi extremamente combativo em relação aos omissos do episódio ocorrido em Brasília, principalmente quando atuava na CPMI.

O senador aproveitou a data simbólica para reforçar os dois anos de omissão e acobertamento desse lamentável episódio que ficará marcado na história do país:

OITO DE JANEIRO: Dois anos de OMISSÃO e ACOBERTAMENTO!

“Afirmo sem medo de errar: não precisaria de cem homens do Batalhão de Choque para dispersar aquilo.” Min. Alexandre de Moraes, respondendo sobre o dia 8/jan/2023, em entrevista ao Jornal O Globo, em 04/01/2024.

“Efetivo empregado pela Força Nacional no Distrito Federal. 08 de janeiro de 2023. 296 mobilizados: 214 na Esplanada e 82 em atividades de suporte e apoio. […]”
Lucas Monteiro Liasu Cavalcante. Secretaria Nacional de Segurança Pública (Ministério da Justiça e Segurança Pública). Em documento enviado à CPMI, em 30/06/2023

“Cinco batalhões da Força Nacional de Segurança fizeram a proteção do prédio do Ministério da Justiça no dia 8 de janeiro diferentemente das sedes dos Três Poderes, em que manifestantes invadiram e vandalizaram sem serem contidos.”
Jornal Gazeta do Povo, em 29/08/2023. Imagens com os soldados parados no estacionamento do Ministério da Justiça foram apagadas. Inicialmente foram negadas à CPMI porque poderiam prejudicar as investigações e, posteriormente, foram apagadas por julgarem irrelevantes. Segundo o Ministério da Justiça.

Os atos de vandalismo (Art. 163 do Código Penal Brasileiro) praticados em 8 de janeiro de 2023 merecem o repúdio de todos nós!

Durante a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que requeremos, tive a oportunidade de claramente demonstrar que o SISBIN (Sistema Brasileiro de Inteligência) alertou, entre 2 e 8 de janeiro de 2023, as 48 agências a ele vinculadas (Forças Armadas, Ministério da Justiça e Segurança Pública, STF, TSE, Polícia Federal, entre outras) sobre a possibilidade de tais atos. Dentre os “avisos”, destacam-se:

1. Dia 6 de janeiro de 2023, às 19h30: alerta para a invasão dos prédios do Congresso Nacional e outros da Esplanada dos Ministérios;

2. Dia 8 de janeiro de 2023, às 8h30: consenso no diálogo entre o então Ministro do GSI e o Chefe da ABIN: “Vamos ter problemas!”.

A “celebração” deste 8 de janeiro só cabe para destacar o esforço do atual governo e seus notórios “aliados”, que estão conseguindo aplicar penas tão exorbitantes quanto as narrativas que as fundamentam, preservando os OMISSOS e ACOBERTANDO os que, ALERTADOS, permitiram a trágica ocorrência.

Senador Esperidião Amin, em 7/jan/2025.

Posts relacionados

Sessão no Senado Federal destaca legado de Antônio Carlos Konder Reis para a política

Redação

Emenda do senador Esperidião Amin à Reforma Tributária] Inclui o “cashback” para serviços de telecomunicações como internet e telefonia

Redação

Dois anos de Operação Mensageiro

Redação
Sair da versão mobile