Blog do Prisco
Destaques

CGE e Educação abrem inscrições para 4ª edição do Prêmio Honestidade nas Escolas

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Honestidade nas Escolas, concurso de desenhos entre alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. A premiação é uma ação anual da Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

O tema deste ano é “Tolerância nas Escolas” e tem como objetivo promover o debate sobre respeito, integridade, ética e honestidade. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro e a cerimônia de premiação vai ocorrer em novembro. Alunos e professores vencedores receberão como prêmio uma viagem de estudos com local a ser definido.

“O prêmio traz à tona um debate sobre valores essenciais para a vida em sociedade, reflexão que não se limita à sala de aula e se estende para as famílias dos estudantes”, afirma Carlos Petiz Junior, diretor de Integridade e Compliance da CGE. A edição deste ano tem uma novidade, a mascote Catarina. Segundo Petiz, por meio de materiais de apoio elaborados pelo órgão, Catarina vai ajudar a levar para a sala de aula reflexões que abordam o respeito ao próximo.

Para Letícia Vieira, diretora de Ensino da Secretaria de Educação, o prêmio Honestidade nas Escolas vem se consolidando como uma atividade importante do calendário escolar da rede estadual e tem tido forte adesão dos alunos. “A temática Tolerância nas Escolas é de importância central, sobretudo neste momento pós-pandêmico, e é aderente ao nosso currículo, que tem a diversidade como valor”, afirma.

Neste ano, o preenchimento do formulário deverá ser realizado pelo diretor ou membros da equipe da direção escolar. Para participar, os alunos deverão produzir um desenho em uma folha branca A4 respondendo à pergunta: “Como praticar a tolerância na escola?”. No verso da folha, devem constar nome do aluno; nome do professor orientador; escola em que o aluno estuda; ano em que o aluno está matriculado; turma em que o aluno está matriculado.

O desenho inscrito será avaliado de acordo com os seguintes critérios, definidos em edital: pertinência ao tema proposto, criatividade, impacto visual e autenticidade, ou seja, o desenho deve ser inédito e sem a representação de estereótipos (cópia ou modelo pronto).

 

A seleção será realizada em três etapas:

 

  • 1ª etapa – cada escola participante deverá instituir uma Comissão Seletiva preliminar, composta por três membros que não tenham vínculo afetivo e que não sejam professores(as) dos alunos participantes do concurso. Esta Comissão deverá selecionar os cinco melhores desenhos, um desenho por ano (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), considerando os critérios de julgamento definidos em edital, e inscrevê-los no prêmio.
  • 2ª etapa – as Coordenadorias Regionais de Ensino formarão uma equipe composta por três profissionais sem vínculo com as crianças ou professores participantes e farão uma seleção prévia dos cinco melhores desenhos, um por ano (1º ao 5º do Ensino Fundamental), conforme critérios do edital.
  • 3ª etapa – os desenhos selecionados na etapa anterior serão submetidos à Comissão Julgadora Final, constituída por membros da CGE/SED, que deverá escolher o 1º, 2º e 3º melhor desenho de cada ano (1º ao 5º do Ensino Fundamental), totalizando 15 desenhos vencedores. Serão premiados os autores e seus professores.

 

Confira o vídeo da 4ª edição do Prêmio Honestidade nas Escolas

Posts relacionados

Trabalho produzido por acadêmicos da Univali recebe prêmio da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina

Redação

Vaguinho anuncia Cristiane Maccari Uliana Fretta para a Fundação Cultural de Criciúma

Redação

Plenário aprova projetos voltados à educação e à defesa civil

Redação