Divulgar os atrativos turísticos do oeste catarinense, buscar insights de iniciativas exitosas que podem ser replicadas no território e adquirir conhecimento sobre esse importante segmento econômico. Esses são alguns dos objetivos dos participantes da missão técnica que participará da 18ª Feira de Turismo Rural – RuralTur, no município de Bananeiras, na Paraíba, de quinta-feira (8) até sábado (10).
A RuralTur, promovida pelo Sebrae Paraíba, tem como objetivo promover e fortalecer os negócios de turismo no espaço rural e disseminar conhecimentos técnicos que venham ampliar as ações nesse segmento nas regiões brasileiras, de forma organizada e cooperada. Essa iniciativa tem sido um vetor de promoção e desenvolvimento de novos produtos, experiências e roteiros turísticos em exposição.
A analista de negócios do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Heming, destaca que além da exposição de produtos e serviços a programação contempla realização de seminários, rodadas de negócios, visitas técnicas e apresentações culturais. “Entre as temáticas abordadas estarão as bases da sustentabilidade do turismo rural, Agenda 2030, turismo de experiência, economia criativa, tendências do turismo rural no Brasil, poder da governança e estratégias comerciais”, comenta.
O prefeito de Caxambu do Sul, Glauber Burtet, participará da RuralTur 2022 com o objetivo de conhecer as boas práticas do turismo rural de outras regiões do País para ampliar seus conhecimentos e poder trazer esses bons exemplos para o município. Segundo ele, o Poder Público tem trabalhado nessa nova cadeia produtiva, que é o turismo, com duas importantes iniciativas: a Prainha, junto ao lago da Foz do Chapecó, e a rota de turismo rural.
“A Prainha tem potencial para atrair muitos visitantes, principalmente, daqueles que gostam de esportes aquáticos e ao ar livre. A rota de turismo rural proporcionará atrativos nas propriedades e comercialização de produtos da agricultura familiar e do artesanato. Esperamos que o RuralTur nos traga muitas ideias e práticas positivas para que possamos agregar ao que já estamos desenvolvendo em Caxambu do Sul”, antecipa Burtet.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de São Carlos, Silvano Mayer, é uma honra poder participar da maior feira de turismo rural do Brasil e representar o turismo da região oeste de Santa Catarina. “Nesta semana conquistamos um fato histórico e muito aguardado por São Carlos que é a legalização da água termal. Isso oficializa um trabalho de seis anos, permite a comercialização da água e viabiliza a inauguração do Parque Aquático, que há muitos anos estava parado”, celebra.
Mayer antecipa que nos próximos dias será divulgada a data de abertura do parque, que deve ocorrer em novembro. “Aproveitaremos a RuralTur para divulgar essa conquista de São Carlos, as seis rotas de turismo rural criadas a partir do programa municipal ‘Campo e Cultura’, além da força na nossa região e seus atrativos turísticos”, reforça.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste Udo Martin Trennepohl a RuralTur é uma excelente oportunidade para buscar informações que possam contribuir para a valorização e a transformação dos pequenos negócios associados ao turismo rural, além de incentivar sua sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental. “Os municípios da região estão se preparando para receber o novo público de turistas, extremamente exigente e com muitas expectativas, que está disposto a consumir novidades e ter experiências diferenciadas enquanto aproveita a vida”, argumenta.