Blog do Prisco
Manchete

Julio Garcia derrota Gean e Topázio na eleição à Câmara da Capital

O vereador Roberto Katumi (PSD), ainda presidente da Câmara da Capital, antecipou a eleição para o comando da Casa nos próximos dois anos (2023-2024). Normalmente, o pleito interno ocorre em dezembro.  O pessedista se antecipou, no entanto, considerando que Gean Loureiro não aparece bem nas pesquisas de intenção de voto na eleição estadual. Katumi avaliou que se deixasse a escolha para o fim de ano poderia chegar enfraquecido à disputa.

E deu-se muito mal. Perdeu a eleição para João Cobalchini, do União Brasil, que vem a ser filho do deputado estadual Valdir Cobalchini, do MDB.

João Cobalchini – foto> CMF, divulgação, arquivo

Katumi perdeu por 12 a 11. São 23 vereadores em Florianópolis. Vale lembrar que o presidente da Câmara é o primeiro na linha sucessória municipal na ausência do prefeito. A Capital do Estado não tem mais vice-prefeito.

O mais curioso nisso tudo foi a queda-de-braço entre o deputado Julio Garcia e o candidato a Gean Loureiro. Ontem à noite, o prefeito Topázio Neto recebeu Roberto Katumi e João Cobalchini para um jantar. Combinaram que não haveria disputa. Na undécima hora, contudo, o atual vice-presidente registrou seu nome e venceu o pleito.

Cobalchini acabou derrotando Gean e Topázio nessa jogada. Quem entrou com tudo no jogo de bastidores para a virada foi o deputado Julio Garcia, o grande artífice do apoio do PSD à candidatura de Gean Loureiro ao governo.

Trocando em miúdos: Garcia pensou somente no seu próprio projeto eleitoral em detrimento do cabeça de chapa que seu partido apoia, o próprio Gean. Criou-se um belíssimo mal-estar no grupo num momento em que o candidato majoritário não está bem situado nas enquetes eleitorais. A conferir os desdobramentos desta guerra interna.

ATUALIZAÇÃO 09.09 às 9h29minO vereador Maikon Costa entrou em contato com o blog. Ele informa que também se inscreveu à presidência da Câmara da Capital. Retirou o nome, contudo, antes da votação. 

O parlamentar se uniu ao grupo que derrotou o atual presidente, Roberto Katumi, por 12 a 11. Costa assegura que seu voto em João Cobalchini não teve qualquer influência do deputado Julio Garcia, a quem o vereador já teceu críticas. 

foto de capa> arquivo, divulgação

Posts relacionados

Luciane Ceretta e Kaio Amarante são reconduzidos à Presidência da ACAFE

Redação

Alesc em Portugal: Parcerias Estratégicas para SC

Redação

Univali é homenageada em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

Redação