A bandeira é uma das principais da sua campanha a deputado federal, visto que Santa Catarina é um dos estados que mais contribui na arrecadação de impostos.
O problema envolvendo os baixos investimentos do governo federal em Santa Catarina é tema de muitas discussões. Ainda em 2020, um levantamento feito pela Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) mostrou que dos R$ 69,8 bilhões de impostos enviados à Brasília, o governo catarinense registrou um retorno de apenas R$ 7,4 bilhões. Isto representa 10,6% do total. Por entender a necessidade em distribuir melhor os recursos da União, a criação de um novo pacto federativo é uma das bandeiras levantadas por Lucas Esmeraldino, candidato a deputado federal pelo Republicanos.
A maior queixa, segundo ele, é que não retornam recursos suficientes para obras importantes para o Estado. Isso impacta não apenas a infraestrutura de Santa Catarina, mas também a economia, o turismo e a mobilidade. “Santa Catarina é um dos Estados que mais contribui na arrecadação de impostos e um dos que menos recebe. Seguirei lutando pelo Pacto Federativo, para que os recursos permaneçam onde está o contribuinte, tornando os municípios mais fortes e promovendo o bem-estar da população”, destaca Esmeraldino.
Para se ter uma ideia, caso Santa Catarina recebesse 15% ao invés de 10%, seria possível construir mais de 140 hospitais ou asfaltar cerca de 6,6 mil quilômetros de rodovias.