Blog do Prisco
Destaques

Enquete com eleitores de SC aponta redes sociais como principal canal de informações sobre candidatos

A Integra Relgov, empresa de Relações Governamentais, com sede em São José- SC,  promoveu uma enquete on-line, entre os dias 23/08 e 09/09,  com o objetivo de entender o comportamento do cidadão na hora de buscar informações sobre os candidatos para as eleições de 2022 . O link foi disponibilizado por meio de canais digitais e 403 pessoas responderam ao questionário.

A enquete é um recorte, uma vez que foi respondida por pessoas que possuem acesso à internet e a plataforma de troca de mensagens utilizada. No entanto, apresentou informações importantes.

Canal mais usado
O canal mais utilizado para consumo de informação política, foi justamente o dado que mais chamou a atenção para a mudança trazida pelo aumento do acesso da população à internet. As redes sociais foram apontadas, por 67,49% das pessoas que responderam à pesquisa, como sendo o meio mais usado para se manterem informadas sobre o tema. Em seguida, apareceram jornal impresso ou on-line (33,25%),  televisão (32,01%), rádio ( 14,14%, revistas ( 0,99%) e outros ( 13,15%).

Redes Sociais

Dentro do recorte das mídias sociais, o Instagram liderou a preferência com 58,56%, seguido pela opção “Outros” (25,81%) e, na sequência, pelo Facebook com 24,07%. O Twitter apareceu com 19,35%, o Linkedin com 5,96% e o Tik Tok com 3,47%.

ma parcela representativa de pessoas (43,67%) também responderam que participam de grupos de aplicativos de trocas de mensagens, como o WhatsApp, que abordam a temática política e ( 56,33%) não.  Sendo que 33,5% consideram que estes meios fornecem informações importantes para a sua tomada de decisão, 25,56% afirmaram que não e 5,96% informaram que não sabem.

Imprensa
Com relação aos jornais, a metade das pessoas disse que não lê (50,12%) e 28,04% indicou que lê jornais diferentes das opções apresentadas na pesquisa. As opções apresentadas foram: Diário Catarinense (18,36%), Folha (15,38%), Estadão (10,17%) e Santa ( 5,46%).

Entre os sites de notícias, os veículos mais citados entre as opções apresentadas na pesquisa, foram os portais NSC Total (32,26%), G1 SC (29,53%), ND+ (26,55%), Uol ( 17,37%)  e CNN (22,08%). A opção “outros” foi indicada por 36,48% dos participantes.

Com relação às emissoras de televisão, NSC TV (34,99%), NDTV (25,31%), TV Bandeirantes ( 8,44%) e SCC (13,65%) foram as emissoras apresentadas. (40,20%)informou que assiste a opções diferentes das apresentadas.

Já entre as rádios, a Jovem Pan foi a mais selecionada (45,16%), seguida pela CBN (25,56%), Atlântida ( 8,68%), Transamérica ( 1,24%).  A alternativa “outra”  foi selecionada por 30,77% dos participantes da pesquisa.

Propaganda eleitoral

Um dado que merece destaque é com relação a efetividade da propaganda eleitoral. Entre as pessoas que responderam a pesquisa, 67,99% acredita que esse modelo de comunicação não é suficiente para definir o voto e 32,01% acredita que sim.

foto>divulgação

Posts relacionados

Comitiva do Ministério das Cidades visita Quantum Engenharia para tratar de emissão de Debêntures Incentivadas para PPPs de Cidades Inteligentes

Redação

2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais reforça o compromisso com o setor produtivo

Redação

As suspeitas levantadas por O Globo e as posições do governo

Redação