A construção da Ferrovia Litorânea é um dos projetos mais aguardados pelas indústrias de Santa Catarina. O projeto foi dividido em dois trechos (Tubarão – Tijucas e Tijucas – Araquari) e prevê 245 quilômetros de extensão, alcançando áreas próximas aos portos de Imbituba, Itajaí, navegantes e São Francisco do Sul. Da mesma forma se interligando à malha ferroviária nacional realizando a conexão de um dos mais eficientes complexos portuários do país.
A Ferrovia Litorânea é fundamental para Santa Catarina pelos benefícios econômicos e pela redução do número de caminhões que trafegam pela BR-101 que está sobrecarregada. Em função à indefinição sobre a transposição da área indígena do Morro dos Cavalos, em Palhoça, o projeto do Trecho 1 está parado. Por entender que a mobilização da sociedade em apoio ao projeto é de extrema importância para que a ferrovia saia do papel, o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) propôs uma audiência pública para discutir o assunto, que será realizada nesta quinta-feira, 17, no plenarinho da Assembléia Legislativa, a partir das 14h. “Não podemos deixar que Santa Catarina sofra prejuízos pela falta de comunicação entre os órgãos envolvidos no projeto. Devemos buscar uma solução para este impasse”, destaca o parlamentar.
Foto: Fiesc, arquivo, divulgação