Quarenta instituições e pessoas serão homenageadas na comemoração do Dia do Médico 2022, em reconhecimento ao trabalho realizado para salvar vidas no enfrentamento à Covid-19 no estado
Na próxima sexta-feira, dia 14 de outubro, a ACM – Associação Catarinense de Medicina (ACM) vai realizar o jantar do Dia do Médico 2022 com uma homenagem especial a cerca de 40 instituições e pessoas que se uniram à entidade médica nos mais de dois anos de enfrentamento da pandemia em todo o estado. As personalidades receberão uma placa enaltecendo a “Força Catarinense na Pandemia”, em diversas ações que salvaram incontáveis vidas. O evento acontecerá na sede da ACM, em Florianópolis, a partir das 19 horas e vai destacar iniciativas importantes na busca por respiradores e medicamentos, treinamento de profissionais da saúde, compra de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), atendimento emergencial e nas UTIs, assim como soluções tecnológicas para o monitoramento de casos e a luta pela vacinação, que fizeram parte da mobilização desenvolvida no combate à Covid-19 em Santa Catarina.
Entidades médicas, Federação das Indústrias, Ministério Público, Laboratório Central, Vigilância em Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Assembleia Legislativa, Federação dos Hospitais, Associação Catarinense de Imprensa e Aeroclube de Santa Catarina são algumas das instituições homenageadas pela ACM, que atuou em parceria junto a cada uma destas representações desde março de 2020. De lá para cá, o estado registrou 1,88 milhão de casos da doença e 22,4 mil mortes causadas pelo coronavírus (dados de 05/10/2022).
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) já aponta para o anúncio do término da pandemia. Assim, a ACM entende que este é o momento de fechar o ciclo – mesmo que ainda em alerta – da verdadeira força-tarefa realizada no combate à Covid-19”, afirma o presidente da Associação Catarinense de Medicina, Ademar José de Oliveira Paes Junior. Ele avalia que o Dia do Médico é uma data muito especial para fazer esse reconhecimento, que também estará direcionado aos profissionais da medicina e da saúde que perderam suas vidas na linha de frente do tratamento dos pacientes. “Depois de tudo o que aprendemos, a ACM quer, acima e tudo, transformar essa homenagem num grande agradecimento”.