Está em curso uma forte articulação catarinense, que tem apoio de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), para assegurar ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Nelson Schaefer Martins, uma cadeira no STJ.
A costura tem as digitais dos ex-ministros do STJ Hélio Mosimann e Paulo Galotti, e do atual integrante da corte superior, Jorge Mussi. Os três, mais Schaefer Martins, almoçaram juntos hoje no Mercado Público. Presente também o advogado Alex Santore.
Histórico de SC
Vale lembrar que Hélio Mosimann foi quem abriu a porteira para os catarinenses no STJ. Na sequência, ele ajudou na chegada de Galotti, que, por sua vez, auxiliou Mussi a conquistar a vaga. Já no caso de outro atual ministro do STJ, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, a articulação foi meio independente, mas contou com o apoio de Teori Zavascki, titular do STF, que é natural de Faxinal dos Guedes, mas fez carreira no Rio Grande do Sul. Resumindo, o Estado, pela primeira vez, vive a expectativa de contar com três magistrados, atuando concomitantemente, no STJ.
Evento
Os catarinenses que almoçaram hoje no Mercado Público estão participando do IV Fórum Nacional, evento voltado aos juízes criminalistas e coordenado por Jorge Mussi. O presidente do STJ, Francisco Falcão, também está na Capital. Quem está chegando a Florianópolis hoje (quarta, 23) à noite é o presidente da outra corte superior, Ricardo Lewandowsky, do STF. Ele vai receber, nesta quinta, 24, a maior comenda da Assembleia Legislativa de SC.
Foto: TJSC, arquivo, divulgação