Blog do Prisco
Destaques

Vereadora Juliana Pavan cobra explicações sobre moradores de rua deixados na BR-101 em Balneário Camboriú

O registro do envio de moradores em situação de rua do centro da cidade para os bairros causou polêmica nas redes sociais e dividiu opiniões. Na quinta-feira (05), um vídeo que mostra o veículo Van da Abordagem Social da prefeitura de Balneário Camboriú transportando e deixando pessoas em situação de rua na Marginal Leste da BR-101 causou repercussão nas redes sociais. Nas imagens é possível ver uma dezena de pessoas sendo “transferidas” da área central para a marginal da rodovia BR 101, na altura do Bairro dos Municípios.
A vereadora Juliana Pavan(PSDB), afirma que é preciso tratar a base do problema e não mascarar a situação.

A parlamentar disse que a atitude do poder público é inadmissível e que tirar estas pessoas do centro e levá-las para os bairros numa tentativa de esconder a situação dos visitantes e turistas não vai resolver este sério problema que a cidade enfrenta. “Estas pessoas em situação de rua precisam de atenção do poder público, de políticas públicas para resolver a questão definitivamente. Não é tirando o problema dos olhos dos turistas que se resolve a questão. Tirar eles do centro para colocar nos bairros só transfere o problema pro bairro e não resolve”, dispara.

A vereadora ressalta que já no ano passado solicitou informação à prefeitura sobre a situação dos moradores de rua na cidade. Segundo a resposta enviada pelo executivo, até outubro de 2021, a cidade tinha 140 moradores de rua, destes 119 homens e 21 mulheres. A prefeitura também informou que atendeu 2.420 pessoas em situação de rua e que oferece auxílio, orientações, encaminhamento de documentos pessoais, inclusão no Cadastro Único de programas sociais e passagens para a cidade de origem.

“Essa administração governa de frente para o Mar e Avenida Atlântica e de costas para os bairros de Balneário Camboriú. Peço a Deus que neste ano o poder público possa olhar para os bairros que enfrentam muitos problemas de infraestrutura, de saúde etc. O poder executivo tenta esconder os problemas, mas eles acabam aparecendo, como no caso, por exemplo, da falta de sistema eficiente de drenagem das águas das chuvas. Alargaram a praia, mas esqueceram de fazer o básico para o escoamento das águas da chuva. Em dias de sol a praia enche de gente e em dia de chuva enche de água”, pondera Juliana Pavan.

A parlamentar também aguarda desde o ano passado resposta a um pedido de informação sobre áreas de risco de deslizamentos em Balneário Camboriú. A vereadora solicitou números de ocupações irregulares e o planejamento de prevenção de desastres em áreas de risco de deslizamento em Balneário Camboriú, mas ainda não obteve respostas.

Juliana afirmou ainda que vai voltar a cobrar explicações do poder público sobre a manobra mostrada no vídeo, onde pessoas em situação de rua são deixadas às margens da BR-101.
A vereadora afirma ainda que em 2023 vai continuar fiscalizando e cobrando respostas às questões não respondidas.
“Sou a porta-voz das demandas do povo e merecemos respostas do poder público, portanto podem ter certeza que vou continuar exigindo respostas da prefeitura das demandas enviadas pela população ao nosso gabinete na Câmara”, afirmou.

foto>divulgação

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) homenageia padre de Camboriú

Redação

Diogo Catafesta assumirá a FME em Balneário Camboriú

Redação

Pavan e Rubens elogiam Jorginho e Jerry

Redação