O senador Esperidião Amin participou nesta segunda-feira (6), em Itajaí, de duas reuniões para tratar sobre o futuro do Porto de Itajaí. O terminal está em processo de Desestatização, e a grande luta é a busca pela permanência como Autoridade Portuária Pública Municipal.
Pela manhã o encontro foi realizado na Câmara Municipal, com vereadores, representantes do Porto e demais autoridades.
Já no período da tarde, através de intervenção do senador, a reunião foi realizada com o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, com o intuito de unificar a proposta para o futuro do Porto.
“Nós só teremos investimentos – nosso Porto e Santa Catarina – se tivermos segurança jurídica. Precisamos de unidade de todos aqui da região de Itajaí para avançarmos no futuro das operações do Porto de Itajaí” – ressaltou Esperidião Amin.
O Porto Público de Itajaí está passando nesses últimos anos pelo processo de desestatização. Diante da lentidão no processo da nova concessão do Porto, a situação se agravou com o esvaziamento das cargas no Porto. Uma sucessão de fatos que estão gerando a insegurança e instabilidade econômica.
O Porto de Itajaí é responsável direto na geração de emprego e renda do município e região, além da movimentação de cargas, principalmente as conteinerizadas, que são responsáveis pela sustentação de toda cadeia logística regional, ou seja, os armazéns, os transportadores, as áreas alfandegadas, os despachantes aduaneiros, as trades e os muitos outros agentes do comércio exterior.
“Volto a frisar a importância de nos unirmos e chegarmos para a audiência em Brasília com a proposta pronta para apresentar ao ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França. Ou seja, queremos uma autoridade portuária enxuta e com força. O Fórum Parlamentar Catarinense está à disposição para continuar firme nesta batalha tão importante para a economia de Itajaí e de todo o nosso Estado” – finalizou Amin.