Italianos têm interesse em equipamentos para geração de energia limpa produzidos em SC; encontro teve participação do cônsul italiano e da Câmara Italiana de SC, presidida pelo advogado Tullo Cavallazzi Filho. A entidade foi a responsável pela agenda
Encontro virtual internacional articulado e coordenado pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) discutiu na manhã desta quarta-feira (22) ações para fomentar o intercâmbio comercial, social e cultural entre Santa Catarina e a Calábria, estado do extremo sul da Itália. Os italianos têm interesse na aquisição de equipamentos para produção de energia renovável, como os sistemas e equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica produzidos pela empresa WEG, de Jaraguá do Sul.
“Vamos começar a trabalhar para avançar nas relações Brasil-Itália,” destaca Cavallazzi.
A reunião teve a participação do presidente da Assembleia Legislativa da Calábria (Del Consiglio Regional), Filippo Mancus, do Cônsul Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Salvatore di Venezia, e de representantes de câmaras de comércio entre os dois países, entre outras lideranças.
Na próxima semana, o deputado Dr. Vicente irá propor na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um “gemellagio”, um acordo de aproximação entre Santa Catarina e a Calábria através da mútua cooperação das necessidades que cada um tem. Também ficou acordado na reunião que uma delegação da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina irá à Calábria, em julho, para conhecer as potencialidades econômicas do estado italiano.
“Precisamos estreitar relações, conversar e trabalhar. Não podemos perder tempo e oportunidades. Somos o segundo estado brasileiro com maior número de descendentes de italianos, muitos da região da Calábria. Podemos e devemos fortalecer esses laços que trarão ganhos mútuos econômicos e culturais”, Dr. Vicente.
O deputado tem fortes laços com a Calábria, região de onde seus avós emigraram para o Brasil. No ano passado, o parlamentar esteve na cidade de Diamante para receber o título de cidadão honorário.