Eduardo Freccia é o segundo vice-presidente da instituição
O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (E), é o novo segundo vice-presidente da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GranFpolis). A eleição da nova diretoria foi realizada na sede da entidade, na sexta-feira (3), durante Assembleia Geral Ordinária que sacramentou o Termo de Acordo de Cooperação Mútua.
“A GranFpolis é um fórum importante para a discussão de temas que são comuns a todas as administrações municipais e que podem ser trabalhados de forma conjunta dentro da região metropolitana”, comenta o prefeito Eduardo.
Eduardo Freccia fez parte da chapa de consenso, encabeçada por Nadir Carlos Rodrigues (prefeito de Paulo Lopes) e aclamada pelos prefeitos participantes do encontro. Nadir passa a presidir a entidade em mandato de um ano, tendo como primeiro vice-presidente o prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos da Silva (Marquinhos). Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: Gilmar Sani (prefeito de Alfredo Wagner), Eloi Rocha (prefeito de Tijucas) e o vereador Matson Cé (presidente da Câmara Municipal de São José).
Já o Conselho Político teve como membros eleitos: Alexandre Souza, vice-prefeito de Biguaçu; vereador Eloir João Reis (Lico), presidente da Câmara Municipal de Canelinha; e Celia Sani, primeira-dama de Alfredo Wagner. Além deles, compõem o Conselho Político: o presidente e os vices da GranFpolis, além dos presidentes do CIM-GranFpolis (o prefeito de Águas Mornas, Omero Prim) e do CIS-GranFpolis (Vitor Norberto Alves, prefeito de Leoberto Leal).
Entre os temas que devem fazer parte constante da pauta da nova gestão, está a mobilidade urbana, um dos fatores preponderantes para a alavancagem do desenvolvimento regional. Dentro dessa área, uma das grandes expectativas é pela conclusão das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis, a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil. O diretor de Operações Sul da Arteris S/A, Antônio Cesar Ribas Sass, apresentou dados da obra aos participantes da reunião, mantendo a data de entrega para dezembro deste ano.
Outra meta é estabelecer um projeto regional de turismo.
Cooperação Mútua
Um dos pontos altos da pauta da Assembleia da GranFpolis foi a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Mútua entre os Municípios da Grande Florianópolis. A ação foi deflagrada em maio de 2022, quando o município de Anitápolis foi devastado por fortes chuvas.
Após a aprovação de legislação específica pelas Câmaras Municipais das cidades membros da associação, o plano de contingência se torna realidade. “Todos os prefeitos assinaram esse termo, onde, quando um município precisar de auxílio, os outros municípios vão poder ajudá-lo”, destaca o coordenador da Defesa Civil em Palhoça, Julio Marcelino.
foto>PMP, divulgação