Quando o desembargador Nelson Schaefer Martins (E), presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, começou a se movimentar, há alguns meses, nos bastidores de olho numa vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o governador Raimundo Colombo falou sobre o perfil do catarinense à presidente Dilma Rousseff. Agora, o magistrado aparece liderando a lista tríplice eleita pelo próprio STJ para escolha do novo ministro. Só depende da nomeação, que é atribuição da presidente.
Colombo já sinalizou que vai pedir novamente pelo conterrâneo junto à aliada petista. O fato de Nelson Martins estar liderando a lista é um indicativo importante. Ultimamente, Dilma Rousseff tem nomeado sempre os mais votados no âmbito da corte. Se ele estivesse em segundo ou terceiro, a articulação seria mais complicada.
Em caso de êxito, o presidente do TJ seria o terceiro catarinense no STJ. Já estão lá Jorge Mussi e Marco Aurélio Gastaldi Buzzi. Neste contexto, de ascensão de Martins, o primeiro-vice presidente do Tribunal, desembargador Torres Marques, completaria o mandato até o começo de fevereiro de 2016, posicionando-se em condições de buscar a presidência no ano que vem.
Foto: Secom, arquivo, divulgação