Análise da IPM Sistemas reflete oferta de novos serviços pelos municípios e preferência dos cidadãos por soluções “na palma da mão”
Moradores de cidades dos três estados do Sul do País, de Minas Gerais e de São Paulo utilizaram aplicativos oferecidos pelas prefeituras para solicitar 6,5 milhões de serviços públicos em 2022. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela IPM Sistemas, empresa especializada no desenvolvimento de soluções em nuvem para gestão pública, e mostram que houve aumento de 318,05% na demanda pelo uso do smartphone no ano. Em 2021, o app Atende.Net foi utilizado em 1,5 milhão de acessos a plataformas de serviços municipais.
Coordenador de Tecnologia e Pesquisa da IPM Sistemas, Cleber Nardelli diz que a tendência para os próximos anos é de novas altas nos índices de uso dos aplicativos para acesso a serviços públicos – fenômeno já visto no setor privado. Além de mudanças sociais, como a popularização do smartphone e a oferta de internet mais rápida, a mudança reflete a preocupação de muitos gestores em facilitar o acesso do cidadão a um número cada vez maior de serviços via aplicativos.
“A tecnologia possibilita que uma variedade muito grande de demandas possa ser encaminhada ao poder público de forma simples e rápida”, diz Nardelli. Via aplicativo, hoje é possível emitir guias para pagamento de tributos, encaminhar pedidos de alvará de construção ou liberação de funcionamento de empresas, solicitar consultas em unidades de saúde, entre outros serviços.
O volume de acessos a serviços públicos municipais via aplicativo avança em ritmo acelerado, mas ainda há muito espaço para crescer. Os dados do levantamento da IPM Sistemas mostram que, em 2022, foram mais de 97 milhões de acessos a serviços públicos on-line (aí somadas as demandas encaminhadas via app e via site).
Segundo Kananda Raquel Mayer, coordenadora de Desenvolvimento de Software Governo Digital da IPM, a população e os gestores colhem benefícios com o uso da tecnologia. “O Governo Digital tem ferramentas essenciais para a gestão eficiente dos recursos públicos, pois permite a coleta e o processamento de dados em tempo real, o que é fundamental para a tomada de decisões estratégicas. Essas ferramentas promovem o desenvolvimento tecnológico e a inovação do setor público”. Ao mesmo tempo, acrescenta, a tecnologia possibilita oferecer serviços de forma mais ágil e eficiente. “A digitalização de processos e a automatização de tarefas reduzem os custos administrativos e melhoram a eficiência da gestão.”