A comitiva formada por embaixadores e representantes de seis embaixadas estrangeiras iniciou, na terça (14), a programação da 8ª edição do Programa de Intercâmbio AgroBrazil, com uma visita à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em Florianópolis.
Na federação, o grupo conheceu o trabalho realizado pela Faesc, o potencial do agropecuário do Estado e projetos inovadores da instituição. A delegação é formada por representantes da Bélgica, Moçambique, Nigéria, Paraguai, Uruguai, Reino Unido.
O AgroBrazil apresenta a realidade da produção agropecuária nacional para representantes de delegações estrangeiras e permite um contato próximo e direto entre os diplomatas e os produtores rurais brasileiros.
Na abertura do evento, o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, deu as boas-vindas à comitiva e enfatizou a oportunidade de mostrar que o estado é responsável por grande parte da produção agropecuária do país. “Somos o maior produtor e exportador de suinocultura e o segundo na produção avicultura e o primeiro estado em exportação. Além da diversidade de culturas agrícolas que produzimos”, disse.
Segundo o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente da Farsul, Gedeão Pereira, a 8ª missão do AgroBrazil mostra a importância de Santa Catarina no cenário de comércio exterior. “Este é um estado que tem uma grande produção destinada à exportação e será uma grande oportunidade mostrar de perto para os diplomatas como é organizado o setor produtivo do agro catarinense”, disse.
Também participam da missão a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, o coordenador de Inteligência Comercial, Felipe Spaniol, as assessoras técnicas Rita Padilla e Elena Castelani, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, além de representantes de federações e de sindicatos.
O grupo assistiu, ainda, uma apresentação realizada pelo vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, sobre o potencial agropecuário e sua representatividade na economia do Estado. Segundo ele, o setor agropecuário representa 30% da atividade econômica no Estado. Santa Catarina tem cerca de 183 mil propriedades rurais e uma grande diversidade produtiva. A agropecuária responde por 70% das exportações totais do estado.