Blog do Prisco
Destaques

Com 100 dias de trabalho Câmara de São José debateu os temas que mais preocupam a população

Transparência, gestão e envolvimento com as questões que preocupam o morador de São José. Esse foi o norte dos primeiros 100 dias de trabalho da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. Em pouco mais de três meses de ações, temas como a melhoria da segurança, da mobilidade urbana, o fim da Lagoa de Potecas, a conclusão do Contorno Viário e as obras da Beira-rio Forquilhas, estiveram entre os principais debates.
“Atuamos na transparência, na gestão e estivemos acompanhando e discutindo os assuntos que são do interesse da nossa população. Estivemos no Contorno Viário, estivemos na obra da Casan e acompanhamos em detalhes o projeto da Beira-rio Forquilhas. No próximo trimestre vamos chegar ainda mais perto da população, com a retomada das sessões itinerantes e com o investimento no Parlamento Jovem”, destacou o presidente da Casa, vereador Matson Cé (PSD).
Nestes 100 dias, a Câmara criou, por exemplo, a Comissão Especial de Segurança Pública, voltada a estudar a situação da Segurança Pública no Município de São José. Também foi criada, por iniciativa apoiada pela Presidência, uma nova Frente Parlamentar, reunindo os presidentes das Câmaras da região para tratar de temas comuns como mobilidade, Contorno Viário e saúde. “Com a criação de frente, nos reunimos com a Secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto e tratamos do aproveitamento da capacidade dos hospitais da região”, complementou Matson. O presidente ainda lembrou do envolvimento da Casa com a questão da Dengue, quando foi cobrado que seja promovido trabalho semelhante ao da pandemia do coronavírus para a defesa e mobilização da população.
Na área da transparência, a Câmara aprovou uma alteração no Código de Obras. Com ela, as placas de informação de obras públicas precisão conter um QR Code a fim de possibilitar informações atualizadas sobre o andamento dos serviços. O objetivo do projeto de lei nº 022/2022 visa aumentar a transparência e possibilitar que o cidadão tenha acesso via dispositivo móvel.
Casan
A Câmara está acompanhando de perto o andamento das obras da nova Estação de Tratamento de Efluentes da Casan, que deve acabar com os problemas causados pela Lagoa de Potecas. Os vereadores inclusive visitaram o canteiro de obras. Na oportunidade conferiam o andamento da terraplanagem e do primeiro tanque de acumulação de resíduos para tratamento.
Parlamento Jovem
Um dos projetos com maior impacto no envolvimento da comunidade com a Câmara é o Parlamento Jovem. A Mesa Diretoria determinou um envolvimento ainda maior da Casa com as escolas e o incentivo à participação dos estudantes. As turmas estão sendo mobilizadas e a eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem acontecerá em Maio com 19 jovens escolhidos nas escolas. Eles tomarão posse em uma sessão solene e terão a oportunidade de discutir os temas que são do interesse da sociedade. Em Junho eles vão participar do Encontro Estadual de Vereadores Mirins , promovidos pela Assembleia Legislativa.

Posts relacionados

Alesc em Portugal: Parcerias Estratégicas para SC

Redação

Univali é homenageada em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

Redação

Comitiva do Ministério das Cidades visita Quantum Engenharia para tratar de emissão de Debêntures Incentivadas para PPPs de Cidades Inteligentes

Redação