Blog do Prisco
Manchete

Ana Paula Lima apresenta projeto para instituir o Dia Nacional pela Paz e Segurança nas escolas e creches do Brasil

A secretária da Primeira Infância, Adolescência e Juventude da Câmara, deputada Ana Paula Lima (PT-SC) apresentou projeto de lei (PL 1879/2023), na Câmara dos Deputados, para instituir o dia 5 de abril como o Dia Nacional pela Paz e Segurança nas escolas e creches do Brasil.

“Estabelecer uma data de luta e conscientização para o tema é necessário para que nunca se esqueça daqueles que sofreram toda forma de violência nesses atos condenáveis e para enfrentar os desafios visando construir uma sociedade futura com base na paz e segurança”, afirmou a parlamentar.

No dia 5 de abril de 2023 uma creche na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, foi alvo de um ataque feito por um homem que invadiu a escolinha com um machado.
Quatro crianças foram mortas e cinco feridas.

“Infelizmente o tema da violência nas escolas e creches brasileiras é fruto de uma realidade que tem se intensificado em todo o País e que merece nossa atenção e ação imediata”, apontou Ana Paula Lima.

Políticas Públicas
Ana Paula Lima defende a implementação de políticas públicas de prevenção à violência e o treinamento de professores e funcionários para lidar com todos os tipos de violência que fogem ao ambiente normal de uma escola ou creche.

“É preciso que todas as esferas da sociedade, incluindo o governo, a comunidade escolar e as famílias, trabalhem juntas para combater a violência nas escolas e creches brasileiras”, disse a deputada Catarinense.

Saúde Mental
Para Ana Paula Lima a saúde mental tem que ser o centro do debate. “Defendemos que o cerne do debate a ser enfrentado por todos nós é o da “Saúde Mental”. Na infância e juventude, a saúde mental é extremamente importante para formação do ser humano. São fases em que crianças e jovens passam por diversas mudanças hormonais, físicas, cognitivas e emocionais, podendo enfrentar desafios e pressões sociais”, explicou.

Posts relacionados

PEC da Segurança: De Toni denuncia centralização e alerta para riscos à autonomia dos estados

Redação

Celesc realiza série de ações em escolas de diversas regiões de Santa Catarina ao longo do mês de abril

Redação

Hang defende projeto de Carlos Humberto (PL)

Redação