Blog do Prisco
Destaques

Cepon na frente

Realizado com sucesso esta semana no Cepon mais um procedimento revolucionário e inédito em Santa Catarina no tratamento de câncer. É a braquiterapia de partes moles. No caso específico é uma paciente com sarcoma da coxa esquerda.

Os médicos radioterapeutas entram no centro cirúrgico ao lado dos cirurgiões ortopedistas, que retiram o tumor, enquanto os radioterapeutas colocam catéteres no local. Após a cirurgia, o paciente é submetido a uma tomografia que vai indicar a melhor distribuição da radiação para eliminar as áreas de risco de recidiva do tumor.

Para o tratamento, os catéteres são acoplados a um robô que é a fonte da radiação. Com isso, obtém-se melhor controle do local, menos toxidade e um tratamento mais curto. Segundo o Dr Paulo Marcelo Rodrigues, radioterapeuta que realizou este primeiro procedimento, “há casos que em cinco dias o paciente estará tratado; sendo que, se não fizesse a braquiterapia, seriam 33 sessões de radioterapia”.

O avanço foi possível porque Cepon e FAHECE levantaram os recursos junto ao PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, do Ministério da Saúde.

foto>divulgação

Posts relacionados

Os sete do Sul e do Sudeste

Redação

Santa Catarina se prepara para receber líderes dos Estados do Sul e Sudeste na reunião do COSUD

Redação

Progressistas Celebram Sucesso Eleitoral e Planejam o Futuro em Encontro Estadual

Redação