Insegurança Nacional
O Brasil foi sacudido pelas imagens divulgadas pela CNN relativamente aos atos de 8 de janeiro.
Mostrando claramente não apenas a omissão, mas o trabalho de facilitação assegurado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), na figura do seu próprio chefe, o general Gonçalves Dias, velho amigo de Lula da Silva. Companheirada, entende, caro leitor?
O militar acompanhou o ex-mito também nos dois primeiros governos dele. Até água ofereceram aos vândalos que depredaram o Planalto.
Eles entraram, saíram, o general circulava pelo palácio (alguns militar do gabinete também andaram por ali, tranquilamente, quase parecia um piquenique), e absolutamente nada foi feito para impedir os bandidos. Muito ao contrário.
A situação ficou tão insustentável para o G Dias, como é chamado pelo companheiro Lula, que ele entregou o cargo depois de uma conversa com o presidente que saiu das urnas.
O governo federal sofre um abalo pesado e perturbador.
Veja bem
Agora como vão justificar o ocorrido? Então foi tudo uma armação, como já nos manifestamos lá atrás, inclusive nesse espaço. O colunista se inclui entre os jornalistas brasileiros que assim se posicionaram. Tinha cara de armação. Os conservadores estavam lá para se manifestar e não para fazer vandalismo.
Circo Brasil
Imagens mostravam que a depredação ocorreu antes da chegada deles, dos bolsonaristas, como a mídia costuma qualificar para comprometer o ex-presidente que tanto atemoriza o status quo deste país.
Escuridão
O Planalto, convém ressaltar, decretou sigilo nas imagens. O ministro Flávio Dino (da Justiça!) declarou à Globo que acompanhou tudo de seu gabinete. Depois negou o que havia afirmado na Câmara dos Deputados.
Pesos e medidas
Por muito menos, o ex-ministro de Jair Bolsonaro, Anderson Torres, que foi nomeado para a Segurança Pública do Distrito Federal, acabou obrigado a retornar de uma viagem de férias e está preso até hoje! Como assim, cara-pálida?
Cordeirinho
E agora, Xerifão? O que vão fazer com o G Dias, simplesmente vai ficar demissionário? Não vai ser preso? E o STF precisa esclarecer. As informações, as imagens do GSI parece que estão na corte há mais de um mês. E nada fizeram? Por onde anda o Xerife deste país?
Boca de siri
Aliás, mergulharam as nobres supremas togas tupiniquins. Sobretudo o Xerifão. Saiu de cena. No governo anterior, era todo dia uma decisão, um despacho. Eram ações supremas impedindo o governo de atuar. Agora é trânsito livre para Lula da Silva. Que Judiciário!
Cara de paisagem
Talvez, ainda, o silêncio se explique nas imagens que se tornaram públicas. Como fica o governo? Resposta fácil essa. Não vai mais conseguir impedir a CPMI do 8 de janeiro.
Capacho
Para quem já esqueceu, salientemos que o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, não permitiu a instalação da comissão na terça passada, apesar de ter assumido esse compromisso. Embarrigou para próxima semana.
Prazo fatal
Da próxima semana não vai passar a instalação da CPMI. Se o governo e seus asseclas imaginavam que iam tirar assinaturas de senadores e deputados, deram com os burros n’água. Na quarta-feira mesmo os parlamentares começaram a se inscrever, aumentado o número de assinaturas para a instalação da comissão.