Com peemedebistas de todos os municípios da regional de Mafra, o 21º e último encontro regional da Jornada da Unidade foi realizado em São Bento do Sul, na sexta-feira (9). O evento selou a unidade entre os líderes do PMDB e registrou o grande momento do partido em Santa Catarina. “O PMDB vive uma união jamais registrada na sua história e isso nos fortalece. Os números de filiações só crescem, mesmo no momento ruim da política. Agora temos o dever de reconectar o partido com a sociedade. Vamos continuar trabalhando juntos, zelando pelo nosso maior patrimônio, que é a nossa base”, afirmou o deputado federal Mauro Mariani, que no próximo dia 18 de outubro assume a presidência do PMDB catarinense.
A chuva forte não foi motivo para desanimar à militância partidária que compareceu em grande número para ouvir os líderes do PMDB. Em seu discurso, o presidente em exercício do partido, deputado Valdir Cobalchini, confirmou a unidade que garantiu o consenso para a próxima convenção estadual, quando ele será eleito primeiro vice-presidente. “O PMDB cresce de forma impressionante e cresce porque está unido olhando para a mesma direção. Todos os finais de semana tenho visitado nosso estado, ouvindo as bases. Já foram 240 municípios e a missão continua. Esse trabalho coloca o PMDB mais forte e mais revigorado para os próximos embates”, disse.
O secretário geral do PMDB catarinense, Carlos Chiodini fez referência ao trabalho de Valdir Cobalchini e ao futuro da sigla. “Esta jornada percorreu mais de 240 municípios, levando a mensagem do PMDB. Quando muitos afirmavam que o partido se destruiria, o PMDB fez uma política diferente, motivando a base”, garantiu.
O ex-governador, Paulo Afonso, que participou de quase todos os encontros da Jornada da unidade falou da história de 50 anos da sigla, do compromisso do partido com a sociedade e dos desafios que tem pela frente. “Ao mesmo tempo em que lembramos o passado, olhamos para o futuro. E hoje olhamos para 2016”.
Jornada da Unidade consolida liderança de Cobalchini
No dia 10 de maio deste ano, o PMDB catarinense perdia seu maior líder. O senador Luiz Henrique faleceu vítima de infarto, deixando um legado político aos seus companheiros e o desejo de unidade. Enquanto muitos achavam que o maior partido de Santa Catarina perderia o rumo, os líderes da sigla deram início à Jornada da Unidade – Juntos Por Toda Santa Catarina, a maior mobilização partidária em ano não eleitoral. Começando por Balneário Camboriú, no dia 26 de junho, a jornada completou 21 encontros no último dia 9 de outubro, em São Bento do Sul. Em todos os eventos, os peemedebistas promoveram grandes mobilizações regionais, com a participação de lideranças e militância. O presidente em exercício Valdir Cobalchini, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o senador Dário Berger, os ex-governadores Casildo Maldaner e Paulo Afonso, o deputado federal Mauro Mariani e os demais deputados, de cada região, mostraram a unidade e a força partidária que hoje toma conta de todo o estado. E além dos encontros regionais, os líderes continuam percorrendo todos os municípios catarinenses, construindo o caminho para as novas conquistas do PMDB.
Fotos: PMDB-SC, divulgação