População volta a contar com frota municipal após 16 anos. Início da circulação dos ônibus acontecerá até agosto.
Navegantes terá transporte coletivo urbano pela primeira vez em 16 anos. No momento, o projeto está em fase de implantação pela Prefeitura, com empresa já definida através de processo licitatório, a Melissa Transportes e Turismo Ltda. Diferentemente de outras cidades da região, o serviço será 100% custeado pelo município. Já a operação está prevista para iniciar até agosto.
Serão cinco linhas, com circulação diária, que juntas irão abranger toda a cidade, passando por bairros como Centro, Meia Praia, Gravatá, São Pedro, São Domingos, Escalvados, Escalvadinho, Porto Escalvado, Hugo de Almeida (Carvão), Volta Grande, Pedreiras, Machados e São Paulo. Além disso, todos os ônibus passarão próximo ao ferry boat, ponto estratégico do município. “Fizemos estudos para que nos trajetos tenha uma parada de ônibus a cada 400 metros. O recurso que subsidiará essa iniciativa provém da economia que conseguimos fazer por meio de uma mudança total no sistema de gestão. Quando assumimos a prefeitura a folha de pagamento representava 51% da receita, hoje caiu para 43%, com isso conseguimos sanar problemas como esse”, explicou Liba Fonza.
A frota do coletivo será composta por oito ônibus e contará com acessibilidade, bilhetagem eletrônica, wi-fi gratuito, circuito fechado de televisão (CFTV) para monitoramento interno, além de rastreamento por GPS para que os usuários possam, via aplicativo no celular, saber onde está seu ônibus e o horário aproximado em que passará no seu ponto.
O contrato tem duração de um ano e poderá ser prorrogado por até cinco anos. Nele, estima-se que os ônibus rodarão pouco mais de 67 mil quilômetros ao mês pelas ruas de Navegantes.
Ainda conforme o contrato, a depender da demanda, a empresa poderá aumentar em até 25% a frota em circulação, podendo chegar em até 11 ônibus.
O projeto prevê a instalação de aproximadamente 20 pontos de grande porte, incluindo iluminação, abrigo, wi-fi gratuito e bicicletário, e cerca de 300 paradas de ônibus pela cidade.
Durante a implantação do serviço, o município ainda definirá o nome fantasia do transporte coletivo, o valor da passagem, redução da tarifa aos finais de semana, licitação dos pontos de ônibus, além de definição de todo o trajeto das linhas.
Conheça as linhas e os bairros pelos quais os ônibus passarão.
Linha Turquesa
Escalvados, Escalvadinho, Porto Escalvado e Hugo de Almeida (Carvão)
(1 ônibus)
Linha Verde
Gravatá, Centro, Volta Grande
(2 ônibus)
Linha Vermelha
Centro, Pedreiras, Machados, São Domingos, São Paulo
(2 ônibus)
Linha Amarela
Centro, Gravatá, Pedreiras, Meia Praia, São Pedro
(2 ônibus)
Linha Azul
Porto Escalvado, Volta Grande, Machados, Centro, São Paulo
(1 ônibus)