“Foi uma reunião fundamental para reforçarmos à ANTT que precisamos de obras emergenciais para melhorar a segurança e a trafegabilidade da rodovia, que é um corredor logístico estratégico. E essa mobilização é da sociedade catarinense”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. No encontro, a entidade foi representada pelo secretário-executivo da Câmara de Transporte e Logística, Egídio Antônio Martorano, que apresentou à equipe técnica da agência os níveis de eficiência baixíssimos da BR-101, principalmente no segmento Navegantes/Araquari/Joinville.
Martorano destaca que a FIESC vai acompanhar a apresentação da proposta da concessionária no dia 19. “Quem vai definir se a solução apresentada pela Arteris é factível é a agência reguladora”, explica, salientando que, na reunião desta quarta, Rafael Vitale, da ANTT, disse que serão avaliadas alternativas e que precisam ser analisados os projetos que serão apresentados pela Arteris. “O importante é que a agência foi sensibilizada e nós vamos procurar uma solução mais célere possível. Além disso, nos colocamos à disposição para avaliar a proposta da Arteris também”, disse Martorano.
Economia no entorno da 101: Na reunião desta quarta, Egídio apresentou à equipe técnica da ANTT a importância socioeconômica que a BR-101 tem para Santa Catarina. O entorno da rodovia abriga uma população de 3,6 milhões de habitantes, tem um PIB de R$ 186,3 bilhões e movimenta uma corrente de comércio de US$ 34,1 bilhões. Além disso, estão situados 118,9 mil estabelecimentos que empregam 1,3 milhão de trabalhadores.
O estado tem, ainda, um dos mais importantes complexos portuários da América do Sul, com a segunda maior movimentação de contêineres do país. Para chegar aos portos, a produção é transportada pela BR-101. Em Santa Catarina, a maior parte dos trechos das rodovias federais apresentam níveis de serviço C, D, E até F. Isso é o que mostra uma metodologia consolidada na engenharia, que mede os níveis de serviço de uma rodovia, com base numa escala que vai de A até F, sendo A bons níveis de serviço e F praticamente parado. No trecho que vai de Balneário Camboriú a Navegantes, por exemplo, o nível de serviço é F. Nesta mesma condição estão os segmentos de Palhoça a Biguaçu e Joinville e Araquari.