Blog do Prisco
Manchete

Presidente da Acafe recebe Prêmio Mulheres na Ciência em Brasília

Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Unesc, figura entre as três principais cientistas do país

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), foi laureada com o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (05) em Brasília. A honraria, concedida pela Câmara dos Deputados, reconhece o trabalho das principais pesquisadoras do país.

A indicação para o prêmio foi feita pela deputada federal Geovânia de Sá, representante de Criciúma, que destacou o papel relevante desempenhado por Luciane Bisognin Ceretta não apenas na Unesc, onde é reitora, mas também como presidente da ACAFE. A reitora se tornou a única representante das Universidades Comunitárias do país a receber essa premiação. Ao lado de Luciane, receberam a premiação as cientistas Deborah Carvalho Malta e Eliete Bouskela.

Ao receber a honraria, a reitora destacou a oportunidade de compartilhar o trabalho realizado nas instituições comunitárias de todo o país. “Aqui, estou representando as mais de 300 Universidades Comunitárias deste país. E este marco serve como oportunidade de mostrar o trabalho que as cientistas mulheres fazem nestas instituições e compartilhar com todas esse reconhecimento”.

Para Luciane, o fazer diário da ciência é desafiador e, como em tantos outros cenários, a busca pela equidade de gênero também é uma realidade nesta área. “Apenas 28% dos cientistas do mundo são mulheres. Diante disso, precisamos, sim, demarcar com ritos importantes como esse, plenos de significado ao premiar três mulheres cientistas.

Curriculo

Graduada e mestre em Enfermagem e doutora em Ciências da Saúde, Luciane Bisognin Ceretta tem uma trajetória que alia ciência, docência e gestão universitária. Seu extenso currículo conta com participação em 300 pesquisas, 151 artigos científicos, 28 livros como autora ou organizadora, 16 capítulos de livros e 18 produtos tecnológicos com impacto na educação universitária e na saúde.

Acompanharam a premiação o Secretário do Estado de Educação, Aristides Cimadon, o Presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, os deputados federais criciumenses Julia Zanatta e Ricardo Ghidi; o presidente do CNE, Luís Cury; o presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, Alysson Massote; a secretária de articulação nacional de Santa Catarina, Vânia de Oliveira Franco, representando o governador Jorginho Mello; o conselheiro estadual de educação e ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Holthausen, entre outros membros dos conselhos Estadual e Nacional de educação, dos quais Luciane faz parte.