A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou as notas de crédito em moeda estrangeira e local (IDRs) da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) em ‘BB-‘ e em ‘AA (bra)’. As notas são as maiores possíveis no mercado brasileiro para instituições públicas e foram divulgadas na sexta-feira (7/7).
Segundo o relatório, as perspectivas dos ratings são estáveis e a empresa Fitch considera o Badesc uma subsidiária principal de Santa Catarina, pois desempenha papel importante para o desenvolvimento e crescimento econômico do estado. “O Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA (bra)’ reflete a qualidade de crédito da instituição em relação a outros emissores brasileiros”, menciona o documento.
Desde 2019, a empresa Fitch Ratings monitora o rating da Agência, que tem se mantido em BB- (internacional) e AA (nacional). O presidente do Badesc, Ari Rabaiolli, destaca que as notas de crédito possibilitaram a aproximação com fontes internacionais de recursos, voltados exclusivamente para aplicação em projetos de empresas e municípios com foco no desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.
Atualmente o Badesc é repassador de recursos BNDES, FINEP, Fungetur, e próprios, além de estar em negociação para captação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aplicação em programas de recuperação produtiva e sustentável de micro, pequenas e médias empresas do Estado.