Para garantir obras de tubulação mais eficientes e seguras, é preciso um diálogo constante entre as Companhias responsáveis pelas redes. Fortalecer essa conversa é o principal objetivo da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) com a assinatura de um Termo de Cooperação com a SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) celebrada hoje (24), em uma cerimônia no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.
Estiveram presentes no evento de assinatura o diretor-presidente da CASAN, Laudelino Bastos, e o diretor de operação e expansão Pedro Joel Horstmann, que assinaram o Termo com os diretores-executivos da SCGÁS Otmar Müller e Fábio Norcio. “Com esse acordo, esperamos evitar o desabastecimento de água e gás da população, com mais agilidade e menos riscos aos colaboradores e à comunidade. Pelas nossas estimativas, vamos reduzir em 90% o número de acidentes”, afirmou o presidente Laudelino durante o evento.
O Termo assinado vai vigorar até 2028 e sua principal meta é realizar uma troca de informações sobre os mapas subterrâneos das redes das duas Companhias. Nos primeiros três meses do ano, a CASAN e a SCGÁS se comprometem em enviar representações gráficas das redes de uma Companhia para a outra.
Além disso, informações pontuais das redes deverão estar disponíveis de forma mútua, sempre buscando agilizar as operações. Nas palavras do diretor de operação e expansão Pedro Joel, “a precisão na localização das redes facilitará a implantação de rede de abastecimento de água e coleta de esgoto, sem prejuízo para as empresas e população”.
Também está prevista no acordo a execução de treinamentos e planos de prevenção de acidentes, para garantir a segurança dos colaboradores e evitar danos nas redes. A fiscalização será intensificada pelas Companhias para verificar se os treinamentos foram realizados e os procedimentos seguidos corretamente.
O Gerente de Relações Institucionais da SCGÁS, Juarez Lippi, também elogiou a iniciativa de cooperação e descreveu o Termo como um passo importante para melhorar os serviços nas redes. “Duas das maiores empresas de infraestrutura subterrânea de Santa Catarina demonstram, mais uma vez, que a busca pela excelência operacional tem de ser constante. Esta integração, além de assegurar a eficiência nas operações, promove o desenvolvimento harmonioso do estado”.