Blog do Prisco
Destaques

Badesc e Prefeitura discutem parceria para viabilizar projetos em Florianópolis

O presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina, Ari Rabaiolli, acompanhado do diretor de Operações, Neirim Goulart Duarte, esteve na prefeitura de Florianópolis, nesta quarta-feira (26), onde foi recebido pelo prefeito Topázio Neto, e boa parte do seu time de secretários. A diretoria do Badesc está percorrendo as regiões do Estado para construção de parcerias com associações representativas do setor produtivo e de municípios, além de conversar com prefeitos sobre a linha Badesc Cidades. As visitas já ocorreram nas regiões Oeste e Sul.

O Badesc participa de importantes projetos realizados para Florianópolis, um dos principais é a obra de revitalização e requalificação da Via Expressa Sul. Segundo Rabaiolli, além de infraestrutura, o prefeito demonstrou interesse em financiar recursos para investir na área da saúde, um dos focos da gestão.

As próximas regiões a receber a diretoria do Badesc serão Vale do Itajaí e Norte, respectivamente. “Nosso intuito é ampliar a divulgação das oportunidades de crédito que temos”, explica o presidente Ari Rabaiolli. Ele lembra que a iniciativa segue a política de desenvolvimento do Governo do Estado, de estar mais presente em todas as regiões de SC.

A Agência trabalha de forma descentralizada, a sede fica em Florianópolis, porém dispõe de cinco gerentes de negócios itinerantes, que atuam com visitas as empresas e prefeituras em diferentes regiões do Estado. O Badesc é repassador de recursos BNDES, Finep, Fungetur e próprios, destinados a financiamento para os setores público e privado. Além de atuar como o principal fomentador das organizações de microcrédito do Estado, responsáveis por repassar os recursos da Agência e financiar os pequenos negócios (MEIs).

Badesc Cidades

O Programa Badesc Cidades é a linha de crédito para prefeituras e podem ser realizadas desde obras de construção à aquisição de veículos e equipamentos. O prazo para pagamento é de 10 anos, inclusos dois anos de carência. Outras vantagens são: maior agilidade no processo de análise e contratação e a liberação simplificada do crédito.
A liberação do crédito para obras de engenharia é feita 50% no ato da contratação, 35% quando for investida a primeira parcela e 15% na entrega da obra. “Isso é uma grande vantagem para a organização do cronograma dos pagamentos da prefeitura aos prestadores de serviço”, explica o presidente do Badesc, Ari Rabaiolli. Já para aquisição de bens, como máquinas e equipamentos, o recurso é liberado logo após a assinatura do contrato.
Municípios com IDH inferior a 90% da média de SC têm desconto na taxa de juros.

Posts relacionados

Governadores do COSUD apontam prioridades para a edição de Florianópolis

Redação

Os sete do Sul e do Sudeste

Redação

Santa Catarina se prepara para receber líderes dos Estados do Sul e Sudeste na reunião do COSUD

Redação