Como presidente da União Interamericana de Parlamentares- Unipa, o deputado Ivan Naatz (PL) cumpriu agenda em Brasília , nesta semana que passou. Teve reunião com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, senador Renan Calheiros (MDB-foto) e com apoio também do senador catarinense Esperidião Amin (PP), Naatz defendeu a proposta para que essa importante comissão acompanhe de perto e contribua para agilizar a conclusão final e viabilização do histórico acordo entre Mercosul e União Europeia.
O acordo vem sendo negociado desde 2019 e está em fase de revisão pelo Parlamento Europeu. O avanço dessas negociações é vital para um grande salto de benefícios no comércio internacional de Santa Catarina que já exporta para a Europa com destaque para Reino Unido , Alemanha e Polônia , e é preciso aproveitar este momento em que o Brasil ocupa a presidência rotativa do Mercosul, observou Naatz .
Naatz também aproveitou para convidar os senadores para o Seminário sobre o tratado de livre comércio entre entre o Mercosul e a União Europeia, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto , na Alesc, em parceria com a Comissão de Relações Internacionais e do Mercosul, com objetivo de discutir a agilização do acordo com lideranças políticas e empresariais , bem como os impactos na economia catarinense e nacional.
Ainda fazendo parte da agenda de trabalho em Brasília, o deputado Ivan Naatz esteve na sede da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) com objetivo de fortalecer a integração parlamentar entre as entidades. Na reunião com a presidente da entidade, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), e com o tesoureiro -geral deputado Gabriel Picanço (Republicanos- RR) também estendeu o convite para o Seminário sobre o Tratado de Livre Comércio entre o Mercosul e União Européia , em Santa Catarina.