Hildo Rocha conheceu projetos habitacionais e de revitalização durante sua vinda
O secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, esteve em Jaraguá do Sul nessa sexta-feira, acompanhado do prefeito Jair Franzner, do deputado federal Carlos Chiodini e do deputado estadual Antídio Lunelli para conhecer projetos habitacionais e de revitalização da cidade. O município pleiteia verbas do Ministério das Cidades para a execução do Loteamento Harmonia II, com 300 unidades habitacionais, avaliado em cerca de R$ 44 milhões. Também são requeridas verbas para a obra da Ponte Estaiada do Centro, avaliada em cerca de R$ 13 milhões, que vai revitalizar uma área tombada pelo patrimônio histórico, sobre o Rio Itapocu.
Na sala de reuniões da Prefeitura de Jaraguá do Sul, em suas falas, as autoridades políticas apresentaram os ótimos índices de segurança – 14º Batalhão esteve representado na reunião -, e de educação do município. Foi ainda divulgado o deficit habitacional da cidade, de cerca de 1,9 mil pessoas, contando apenas as pessoas que estão na fila dos programas habitacionais do município. E os estudos apontam para cerca de três mil novas famílias/ano que chegam a Jaraguá do Sul.
Estiveram presentes, além do secretário executivo, do prefeito e deputados, o presidente da Câmara e ex-diretor de Habitação Luís Fernando Almeida, o diretor de Habitação Vanderlei Balsanelli, representantes do 14º Batalhão de Polícia Militar, da Caixa Econômica Federal (parceira dos projetos habitacionais), da Acijs e das secretarias municipais.
VISITA AO SAMAE
O diretor presidente do Samae, Onésimo Sell recebeu o Secretário Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, o deputado federal Carlos Chiodini e o deputado estadual Antídio Lunelli nesta sexta-feira, antes da visita ao Gabinete do Prefeito. O objetivo foi apresentar a estrutura da autarquia ao secretário executivo e conversar sobre projetos futuros e perspectivas para a universalização do saneamento em Jaraguá do Sul.
Dentre os projetos, foi apresentado o projeto da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centenário. Com a nova estação será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município, contemplando também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, que ainda não possuem rede coletora de esgoto sanitário.
Durante a visita foram compartilhadas informações detalhadas sobre as duas estações de tratamento de água, as quatro estações de tratamento de esgoto que compõem a estrutura da autarquia, destacando a importância do saneamento básico como um elemento crucial para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Foram apresentados também os principais serviços realizados pelo Samae, que hoje atende as quatros vertentes do saneamento básico que são: água, esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos.