Membro do MPSC assumiu oficialmente o posto na semana passada e liderará o grupo de trabalho responsável por fomentar a inovação digital em todo o Ministério Público brasileiro.
O Promotor de Justiça do MPSC Guilherme André Pacheco Zattar assumiu oficialmente a coordenação da Estratégia Nacional do Ministério Público Digital (MP Digital), iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A portaria que designou Zattar para comandar o MP Digital foi assinada pelo presidente do CNMP, Antônio Augusto Brandão de Aras, e oficializada no Diário Oficial do MPSC na sexta-feira (1º/9).
Com a designação, Zattar será responsável por coordenar o comitê que faz a gestão do MP Digital. Entre os objetivos do MP Digital está estabelecer uma rede de inovação entre todas as unidades do MP brasileiro, fomentando o compartilhamento de boas práticas e a atuação colaborativa em prol da inovação. Estimular a cultura de inovação digital, criar mecanismos para favorecer a troca de metodologias entre os ramos e promover a cooperação com outros órgãos públicos também são metas.
Zattar integra o CNMP desde maio de 2022, quando foi atuar na Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) na condição de membro auxiliar. Em março de 2023, o CNMP instituiu o MP Digital e incumbiu a CPE de efetivar seus objetivos. Além de Zattar, o comitê do MP Digital será formado por oito membros e servidores.
Saiba mais sobre o MP Digital
A Estratégia Nacional do Ministério Público Digital (MP Digital) foi instituída no CNMP pela Resolução n. 257, de 14 de março de 2023.
O MP Digital integra a estrutura da CPE e visa estabelecer eixos de atuação do CNMP que possam contribuir para fomentar a inovação digital em todo o Ministério Público. Suas diretrizes são fortalecer a identidade nacional do Ministério Público, zelar pela autonomia institucional das unidades e ramos, promover a atuação orientada por dados e fomentar a atuação integrada e colaborativa.