Blog do Prisco
Artigos

É preciso ensinar empreendedorismo nas escolas

Presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, relatou a trajetória profissional e a jornada no cooperativismo

Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) realizaram o Programa Vida Empresarial nessa terça-feira (26). O palestrante foi o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, eleito pelos empresários da ACIC Empresário do Ano em 2022.  O evento foi aberto para acadêmicos, professores, empreendedores e comunidade em geral.

Neivor Canton é natural de Ipumirim, Santa Catarina. É o oitavo entre 11 filhos de um casal de agricultores. Atualmente, está com 68 anos, casado, pai de três filhos. Tem um neto. Sua trajetória acadêmica iniciou com formação em Letras, Direito e especialização em Direito Tributário e em Direito Administrativo. Em 1976 Canton foi vice-prefeito e depois prefeito  Ipumirim. Foi também presidente da Federação Catarinense das Associações de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc).

O desejo por inovar e trazer melhorias para as cooperativas levou o empresário a conhecer outros países. Israel, Inglaterra, Estados Unidos, Rússia, China e Canadá são alguns dos países dos quais Canton buscou informações, estratégias e conhecimento para aplicar na região. Assumiu cargos em grandes instituições, foi presidente da Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia), presidiu a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). O ingresso na Aurora Coop foi em 2007, como diretor administrativo, posteriormente vice-presidente e  presidente desde 2021.

“A simplicidade é levada ao pé da letra e a cooperação está no nosso DNA”, definiu o presidente da Aurora Coop como alguns dos fatores essenciais para uma empresa duradoura. Também enfatizou a importância de saber delegar funções, escolher os líderes certos, manter a transparência, ter pleno conhecimento do negócio, realizar um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo, manter um plano de investimentos e a gestão financeira. Canton relatou que a saúde financeira de uma empresa é medida pelos recursos financeiros disponíveis. “Uma empresa morre por falta de caixa,” explicou.

Canton observou sobre a importância do ensino do empreendedorismo para crianças e adolescentes nas escolas. “Nós precisamos insistir que escolas recebam currículos que incluam disciplinas do empreendedorismo, pois uma sociedade que vive bem é aquela que sabe empreender, que gera riqueza”, expressou.

O movimento do empreendedor com o jovem é um espaço de incentivo, de reconhecimento da prática e para Canton isso dever ser contínuo. “Empreender é coisa para agora. Localizar, diagnosticar as oportunidades, ter coragem e juízo. Nunca extrapolar, mas começar um negócio, isso é importante”. O empresário acredita que se algum jovem tem um sonho, o empreendedorismo não deve ser postergado, mas planejado para além de aventuras pessoais.

Os desafios são diários, para todas as profissões, porém Canton descreveu que atualmente enxerga as incertezas políticas, econômicas e jurídicas como adversidades do empreendedor. Para a região oeste catarinense, citou também dificuldades na logística e escassez de mão de obra. O empresário lembrou da reivindicação da ACIC sobre a construção de ferrovias para escoamento da produção e transporte de matérias-primas, há mais de 30 anos.

 Após a palestra Neivor Canton recebeu o troféu Vida Empresarial e observou como é grato pelo reconhecimento. Entre os erros e acertos da vida empresarial a maior recompensa, para Canton, é a transformação na sociedade que é composta através das realizações. “Se você não consegue identificar esses pontos, alguma coisa deu errado”, frisou.

PROGRAMA

O Vida Empresarial foi criado pela ACIC em 1991 para valorizar a trajetória, as vitórias e as conquistas dos empresários e das empresas que contribuíram para o desenvolvimento de Chapecó e da região oeste de Santa Catarina. Os protagonistas deste programa foram, via de regra, os escolhidos no processo de eleição do Empresário do Ano, a quem a ACIC anualmente outorgou o troféu Nelson Galina.

De acordo com o presidente da ACIC, Lenoir Broch, o objetivo do Programa Vida Empresarial é mostrar para os jovens, acadêmicos e comunidade em geral como é possível chegar onde se determina com luta e trabalho.  Ser inspiração para novas gerações. O reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, expressou como a iniciativa apresenta casos de sucesso, de como é possível compreender o processo de construção de grandes negócios.