O deputado federal Carlos Chiodini, participou em Brasília, nesta terça-feira, 10, de uma importante reunião com o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes, o Governador de Santa Catarina Jorginho Melo e também do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para discutir um plano de ação e de resposta às milhares de famílias que foram afetadas com as chuvas.
“É o momento de unir forças, nós estamos juntos nisso, é preciso dar uma resposta rápida a estas famílias e por isso ter o Governo do Estado, Governo Federal e Parlamento alinhados nesse momento de grandes impactos, é o que vai efetivamente trazer resultado. O ministro se mostrou muito receptivo e colocou toda a sua equipe à disposição”, pontuou o deputado Chiodini.
O Ministro Góes deve pousar no Aeroporto de Navegantes por volta das 08h30min, depois ele segue para Blumenau, onde assina a concessão da gestão das águas que hoje é feita pela Agência Nacional de Águas, a ANA, para o estado. Na prática, o governo terá autonomia para decidir sobre águas de outorga ou de gestão de barragens, por exemplo, como já ocorre em outros estados.
Depois, a comitiva segue para as cidades de Taió e Rio do Sul, onde acompanham de perto a situação das cidades mais afetadas. O ministro destacou no encontro que o Governo está deslocando equipes de áreas estratégicas como saúde e assistência básica para dar suporte e ajuda humanitária de emergência.
“Nossas equipes estão de prontidão e à disposição em alinhamento com a Defesa Civil do estado para dar o suporte necessário o mais rápido possível. Só com o esforço conjunto que vamos conseguir atender quem mais sofre e mais precisa do amparo do poder público neste momento”, explicou Góez.