A propaganda brasileira perde um de seus mais brilhantes profissionais
Com muito pesar noticiamos o falecimento do publicitário Emilio Cerri ocorrido na manhã desta terça-feira, 14 de novembro, em Florianópolis. Emilio estava acamado há vários meses após acidente com trauma craniano e sequelas. O corpo de Emilio será velado no Cemitério Municipal Itacorubi São Francisco de Assis, em Florianópolis, amanhã, 15 de novembro, das 08h00 às 11h00. O sepultamento será na sequência.
Emilio Cerri Neto
Natural de Florianópolis, 78, publicitário e jornalista, começou sua carreira como radiojornalista. Trabalhou em várias emissoras de Santa Catarina. Em Brasília, foi diretor na TV Brasília e TV Rádio Nacional. Foi também diretor na TV Cultura (Rede Tupi) de Florianópolis.
Emilio atuou por 61 anos em publicidade e marketing, passou por diversas agências e empresas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis ocupando funções de CEO, planejamento estratégico e criatividade. Destaque-se, sua importante participação na Propague, de Florianópolis, onde trabalhou por 15 anos, deixando sua marca como um dos melhores diretores de criação que passaram pela agência.
Na área de shopping centers, foi membro da equipe estratégica do Conjunto Nacional Brasília. Em 1978 integrou o grupo de planejamento do Shopping Itaguaçu (São José, SC), sendo seu superintendente entre 1982 e 1985, o que proporcionou profundo conhecimento de marketing varejista. Foi consultor de marketing do Mariscal López Shopping, Assunção, Paraguai, para o qual desenvolveu também o programa de fidelização.
Especializando-se nessa área – entre outros, criou e implementou o Clube Angeloni, um dos mais exitosos programas de fidelidade da América do Sul, para uma das maiores redes de hipermercados do sul do Brasil. Foi sócio-diretor da Marketall Comunicação, uma consultoria de estratégias competitivas.
Atuou também como consultor e mentor nas áreas de Comunicação, Marketing de Relacionamento, Posicionamento Competitivo e evangelista das melhores práticas de comunicação de marketing. Realizava frequentes palestras e workshops em eventos de empresas e instituições de ensino no Brasil e exterior. Em 2007 recebeu o troféu “Contribuição à Publicidade de Santa Catarina”, conferido pelo Sinapro/SC.
Foi “keynote speaker” no Congresso Mundial de CRM, na Colômbia e palestrante no Congresso Mundial de CRM e Tecnologia para Marketing em Quito, Equador, quando recebeu o troféu World TIC Award. Era articulista de marketing do portal AcontecendoAqui. Sua última contribuição à Comunidade AcontecendoAqui foi a série TUDO É MARKETING, em Podcast.
Reconhecimento
Emilio recebeu muitas homenagens durante sua trajetória. Todas, sem dúvida, merecidas, pois era dono de uma mente brilhante. Um pensador com olhar décadas à frente. Quem teve o prazer de conviver com ele tem, certamente uma meia duzia de “causos” protagonizados por ele. Destacamos dois desses reconhecimentos dos quais Emílio muito se orgulhava.
foto>Reprodução, Portal Acontecendo Aqui