O Plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (21) a mensagem (MSF) 80/2023, que autoriza um empréstimo de US$ 128 milhões entre a Companhia Águas de Joinville (CAJ) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O dinheiro deve ser usado no financiamento parcial do projeto de saneamento básico sustentável de Joinville (SC). O texto foi aprovado no Plenário da Casa e segue para promulgação.
O relator da matéria é o senador Esperidião Amin. Segundo ele, o programa visa à melhoria da qualidade do serviço de abastecimento de água e do acesso do serviço de coleta e tratamento de esgotos. Outras metas são o aprimoramento da gestão empresarial da CAJ e da eficiência operacional dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos.
– O saneamento básico sempre é uma tarefa difícil. Na década de 80 realizamos dois grandes projetos de saneamento, além de Florianópolis e região, Joinville e Balneário Camboriú. Mas jamais teremos que considerar concluída essa tarefa. Por isso, esse empréstimo foi obtido pela competência da gestão municipal da maior cidade do Estado. É uma ação descentralizada. Como catarinense, interpreto os sentimentos dos catarinenses ao pedir a aprovação deste empréstimo – comemorou Amin.