O deputado estadual Natalino Lázare (PR) fez um importante alerta, esta semana, sobre a necessidade dos homens romperem a barreira do preconceito e buscarem o exame do toque para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo ele, semelhante ao Outubro Rosa, que chama a atenção das mulheres para a prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul tem como foco a população masculina em relação aos riscos e à prevenção do câncer. “Esta doença é a segunda mais comum entre os homens e a sexta mais comum no mundo, portanto, precisamos enfrentar esta realidade”, ressalta o parlamentar.
Natalino diz que quando diagnosticada com antecedência, a doença pode ser tratada com menos danos ao organismo, com grandes chances de cura. “Vejo que quando se trata de saúde não podemos nos render a mitos e preconceitos. O exame de toque precisa ser enfrentado como um exame habitual, que pode salvar milhares de vidas”, comenta. Além de Natalino, outros deputados estaduais também enalteceram a passagem deste mês como um marco para a saúde masculina.
SAIBA MAIS
A campanha Novembro Azul foi lançada em 2008 e é considerada recente se comparada aos cuidados relativos à mulher. Mas, mesmo sendo uma ação nova, já tem surtido efeito e levado uma quantidade maior de pessoas a procurar um especialista. Homens a partir dos 40 anos de idade já precisam ficar mais atentos mesmo antes de aparecerem alguns sintomas, como aumento da frequência da urina, dificuldade para urinar, ou mesmo, observar se há presença de sangue nela.
Foto: Ag. Alesc, arquivo, divulgação