O ex-promotor de Justiça Odair Tramontin vai voltar para a política. Ele retorna ao NOVO, partido que já representou em duas disputas: ao cargo de prefeito de Blumenau em 2020 e a governador do estado em 2022.
Tramontin é uma das principais lideranças do partido NOVO. Promotor de Justiça por 35 anos e professor universitário da FURB, é o nome mais cotado para candidato a prefeito de Blumenau pela sigla nas próximas eleições municipais de outubro.
Para isso, precisa novamente se filiar ao partido, do qual havia se desvinculado em 2022, depois de ser candidato a governador do estado. O ato de refiliação está marcado para esta sexta-feira (8), às 12h, no Restaurante Moinho, em um almoço por adesão.
O evento promete reunir lideranças do NOVO, com presença confirmada do presidente nacional do partido, Eduardo Ribeiro, do deputado federal Gilson Marques, do deputado estadual Matheus Cadorin, dos prefeitos de Joinville, Adriano Silva, e de Ascurra, Arão Josino, vereadores do partido, além dos membros do diretório municipal e convidados.
Trajetória política
Odair Tramontin teve a sua primeira experiência na política em 2020, quando concorreu ao cargo de prefeito de Blumenau. Ele foi a grande novidade naquela eleição, obtendo 22.846 votos, ficando na terceira posição no primeiro turno com 14,24%. Por apenas 2 mil votos, não passou para o segundo turno.
Em 2022, foi aprovado em um segundo processo seletivo do NOVO para o desafio de ser governador de Santa Catarina. Especialista em administração pública, conhecendo a máquina estatal, fez uma campanha limpa e propositiva, alcançando 114.087 votos em todo o estado.