Uma semana após a visita do ministro dos transportes, Renan Filho, a Santa Catarina, o representante do Governo Federal recebeu uma comitiva de deputados estaduais e mais o Fórum Catarinense, para reunião sobre pautas no estado. Durante pronunciamento, o deputado estadual Sérgio Guimarães (União) retomou o assunto referente a construção do túnel no Morro dos Cavalos, em Palhoça. “Já existe desde 2018 a licença ambiental para a obra e a situação com os indígenas que vivem naquela área, superada, então é importante dar sequência nesse projeto do túnel.” Disse.
Guimarães relembrou ainda os quatro dias em que usuários da BR 101 ficaram retidos na rodovia que corta o estado de Santa Catarina por causa do deslizamento registrado no local há pouco mais de uma semana. “Não foi a primeira e não será última ocorrência no local e por isso peço que esse assunto não caia no esquecimento.”Pontuou.
Após explanação do deputado catarinense, o ministro dos transportes se prontificou em até 90 dias apresentar as obras que farão parte de uma otimização do contrato com a concessionária que administra do trecho da BR 101 na Grande Florianópolis. A proposta também deve ser encaminhada ao Tribunal de Contas das Uniao União (TCU). “O túnel do Morro dos Cavalos é da mais alta prioridade e é uma obra que precisa sair e vamos trabalhar juntos para que ela saia.”Afirmou.
De acordo com o ministro a expectativa é que em 24 meses a obras possa começar a ser executada. “mas isso vamos elucidar nos próximos meses.” Ponderou.
Otimista, Sérgio Guimarães reforçou que vai continuar cobrando a execução da obra. Nesta semana, o parlamentar deu inicio a uma campanha com intuito de chamar atenção da sociedade para a importância do túnel do Morro dos Cavalos que já é discutido há pelo menos 11 anos.