Blog do Prisco
Coluna do dia

O clima e a política

As precipitações climáticas efetivamente têm castigado o Sul do país. Não é de hoje, mas essas manifestações têm se tornado mais frequentes. Sobretudo nas últimas décadas. Se ficarmos só do ano passado pra cá, o Rio Grande do Sul já teve três episódios duríssimos. Santa Catarina teve dois.

Desde quinta-feira à noite, já estamos observando muita chuva no território catarinense, poderemos ter problemas. A torcida é para não haver uma nova enchente, como já ocorreu com os irmãos gaúchos.

Mais ao Sul, a situação é tão séria que o presidente de plantão, Lula, que anda meio acomodado sob sua terceira gestão, preguiçoso em termos de marcar presença em momentos cruciais, desembarcou em Porto Alegre.

Merece aplausos. Pelo cargo, sua figura tem que marcar presença e deixar claro que não faltará apoio da União em termos de estrutura, força nacional, defesa civil, e por aí vai para acolher os desabrigados. Já tivemos no estado vizinho várias vítimas, passando de 30 mortes.

Torcemos para não aumentar esse dado e que não chegue novamente essa realidade a Santa Catarina. Afinal, são os dois estados do Sul que sempre estão à mercê dessas precipitações e manifestações climáticas por excesso de chuva, além de granizo e vendaval.

Mimimi

Nesse contexto, é fundamental que os governantes deixem as questões partidárias e ideológicas de lado e busquem um entrosamento. A prioridade é a sociedade, a população, o pagador de impostos.

Tiro no pé

Ora, Eduardo Leite colocou nas redes sociais um pedido de socorro a Lula da Silva. Ficou ruim para o tucano gaúcho, criticando o presidente por ter sobrevoado o estado do Rio Grande do Sul. Lula atendeu o pedido!

Milagre

A deidade vermelha desembarcou no estado gaúcho. O comportamento do governador foi infanto-juvenil. Lula, desta vez, acertou.

Picuinhas

Aqui em Santa Catarina torna-se imperiosa a criação de um relacionamento entre Jorginho Mello e Lula da Silva, relacionamento institucional, naturalmente.

Suor e lágrimas

Em consideração, respeito e atenção ao catarinense. Santa Catarina é um estado padrão, modelo, de economia diversificada, essencialmente exportador, empreendedor, que prima pela inovação, tecnologia e que caminha sim pelas próprias pernas, mas que precisa da União para os grandes investimentos sobretudo em infraestrutura.