Representantes do Grupo Socioeducacional e Cultural Latarte, de Camboriú, da Univali, sediada em Itajaí, do Grupo de Escoteiros Mafeking-56, de Rio do Sul, e da Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau (Omeblu) ocuparam a tribuna na sessão itinerante de Blumenau desta quarta-feira (8).
Atuando há mais de 18 anos, o Grupo Latarte foi representado por sua idealizadora, Rose Figueiredo. “No território de maior vulnerabilidade social de Camboriú atendemos mais de 3 mil crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, numa parceria com o Conselho Tutelar e o Ministério Público. No primeiro semestre de 2023 houve 1.082 casos de violência sexual infantil.”
Rose mostrou um vídeo das atividades do Latarte, as empresas que apoiam o Projeto Apadrinhe, sucessor do Projeto Girassol, e pediu apoio aos parlamentares. “Olhem com carinho para entidades como o Latarte, pois há muitas demandas reprimidas à espera de políticas públicas eficazes para dar uma vida digna aos pequenos.”
Univali – 60 anos
O diretor de Assuntos Institucionais, professor Luiz Carlos Martins, informou que a universidade comunitária, ligada à Acafe, conta com 24 mil alunos em oito cidades do litoral centro norte do Estado, abrangendo um total de 102 cursos de graduação, presenciais e no ensino a distância.
Martins agradeceu a Assembleia Legislativa e o governo do Estado pela criação do Programa Universidade Gratuita, que beneficiou, somado ao Uniedu, mais de 1.200 alunos no primeiro semestre deste ano.
“Temos 46 projetos e programas de extensão universitária, convênios com universidades do Brasil e do exterior e, em breve, vamos inaugurar uma TV Digital em parceira com o Canal Futura.”
Escotismo
Formar cidadãos comprometidos com a sociedade, seguindo valores como respeito, solidariedade, autorresponsabilidade e liderança. Os lemas do escotismo internacional foram revelados por Antonio Gonçalves, do Grupo de Escoteiros Mafeking-56, de Rio do Sul.
Fundado em 1980, o grupo conta atualmente com 122 membros juvenis e 42 membros adultos. “Em 1992, obtivemos da Prefeitura de Rio do Sul o reconhecimentos de entidade de utilidade pública. Agora, queremos o aval da Assembleia Legislativa para o título de utilidade pública estadual, o que nos dará acesso a meios para promover o escotismo.”
Marcha para Jesus
O presidente da Omeblu, pastor Mário Passos, destacou que há mais de 30 anos a entidade trabalha pelas causas dos mais carentes. “No momento, estamos ajudando os irmãos gaúchos, trabalho das 800 igrejas sediadas em Blumenau.”
Passos convidou as famílias cristãs para prestigiarem a Marcha para Jesus em sua cidade, marcada para o dia 20 de julho.