Nova plataforma virtual proporcionará maior agilidade na tramitação de processos urbanísticos e ambientais
Agora é oficial. Blumenau concluiu o processo de migração para o sistema Aprova Digital. Após um período transição e adequação, a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) e a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estão aptas a conferir os licenciamentos urbanísticos e ambientais pela plataforma virtual.
A ação, que é uma expansão do Programa Governo sem Papel, foi oficializada nesta segunda-feira, 27, no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau. Inclusive, o serviço da nova plataforma está sendo prestada pela empresa blumenauense Pública Tecnologia. O sistema Aprova Digital atende mais de 100 cidades do Brasil, levando modernidade e celeridade a população.
“Blumenau está caminhando para um mundo tecnológico e virtual, onde o cidadão ganhará cada vez mais agilidade na tramitação dos processos, fomentando o crescimento e o desenvolvendo econômico, ficando assim um legado importante para a cidade, daqui por diante”, considera o prefeito Mário Hilebrandt.
O secretário de planejamento urbano, Éder Boron, comemora o avanço neste caminho em prol da modernização. “Com o sistema Aprova Digital, será possível reduzir pela metade o tempo de espera para que o contribuinte obtenha o alvará, seja ela para construção, reforma ou ampliação”, enaltece.
Do mesmo modo, o secretário do meio ambiente, Jéfferson Voigtlaender, se mostra satisfeito pelo momento. “Hoje é uma virada de chave para Blumenau, com a modernização dos processos, favorecendo não apenas para o cidadão que aguarda o seu alvará, como também, o próprio corpo técnico da Prefeitura, que ganhará maior agilidade na tramitação”, garante.
Relembrando que a ferramenta promete a partir de hoje revolucionar a gestão processual deve simplificar e agilizar a análise de alvarás de construção e licenças urbanísticas, podendo ainda se estender também aos processos da Secretaria de Defesa Civil, que são parte integrantes dos processos construtivos e liberatórios.