O ex-procurador da República que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, esteve em Blumenau na noite desta terça-feira (28) e lotou o espaço de eventos do Restaurante Moinho do Vale. Em uma palestra promovida pelo Partido NOVO para 270 pessoas, ele falou sobre a história da corrupção no Brasil e deixou uma mensagem de esperança.
“A corrupção é um mal que nos acompanha há muito tempo. E, além disso, a corrupção é uma assassina silenciosa. Ela mata disfarçada de falta de medicamentos, de longas filas em hospitais, de falta de segurança pública. Ela mata disfarçada de buracos em rodovias, de falta de oportunidades”, declarou Dallagnol, que ajudou a desvendar o maior escândalo de corrupção do país.
Dallagnol contou detalhes da sua trajetória profissional, até o dia em que recebeu o convite para integrar a equipe da Operação Lava Jato, em março de 2014. “O que nos motiva a lutar por Justiça, a lutar contra a corrupção, é amor às pessoas. É reduzir o sofrimento humano causado por ela. É a compaixão, é amor ao próximo. Por isso, naquele dia, a minha resposta foi sim”, disse ele.
A operação quebrou todos os recordes de devolução de recursos para o país, recuperando mais de R$ 25 bilhões aos cofres públicos. Seu trabalho à frente das investigações rendeu prêmios nacionais e internacionais. Dallagnol, que exerceu o cargo de deputado federal pelo Paraná entre fevereiro e junho de 2023, agora é filiado ao Partido NOVO.
A política e as eleições de 2024
Como embaixador do Partido NOVO, Deltan Dallagnol tem percorrido o Brasil com sua palestra, apoiando pré-candidatos e lideranças. Em Blumenau, o ex-procurador comentou sobre a importância das eleições de 2024 que se aproximam.
“A mudança do Brasil vai acontecer em Brasília, no Congresso Nacional e na Presidência da República. Mas as eleições de 2026 começam em 2024. Começa pela seleção da pessoas que vão se tornar prefeitos, vereadores, porque são essas pessoas que vão trabalhar pelas eleições presidenciais e do Congresso em 2026 ou que vão se tornar candidatos a deputado federal, a senador, ou até mesmo a presidente da república, governador”, argumentou.
“Nós precisamos então cuidar muito do nosso voto agora em 2024 e não só votar bem. A gente precisa apoiar as pessoas que representam as causas que em que a gente acredita. Eu decidi me unir a esse time do NOVO que é um time que não desistiu do Brasil. Um time que ama o pais. É um time de pessoas que luta por honestidade, por competência e por causas em que eu acredito, como o combate à corrupção, a contenção dos abusos do Supremo, dos desmandos do Governo Lula, a defesa da vida, da família, do indivíduo e da liberdade”, finalizou.