A Fesporte reforça seu compromisso com a realização de todas as 14 modalidades do Parajasc, para que as competições fossem realizadas de forma conjunta. Infelizmente isso não foi possível em apenas duas modalidades por problemas de última hora, pelo não comparecimento dos árbitros da modalidade de paratletismo.
Desde as primeiras tratativas com a Federação Catarinense de Atletismo, a Fesporte prezou pela legalidade nas negociações com a entidade, e até a última segunda-feira não havia qualquer demonstração de desacordo por parte da federação ou dos árbitros em relação às competições de atletismo nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina 2024.
Desde a segunda-feira, a federação simplesmente deixou de atender ou conversar com a Fesporte, razão pela qual foi acionado o Tribunal de Justiça Desportiva que acompanhou todas as tentativas de negociação.
Diante dessa esquiva, o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, buscou viabilizar a vinda de profissionais do Rio Grande do Sul para atuarem na competição, bem como de outros estados.
Uma enorme pressão da Federação Catarinense de Atletismo contra os profissionais do nosso estado vizinho levou os gaúchos a desistirem de trabalhar na competição em Santa Catarina, que precisou ser adiada.
A Fesporte lamenta o ocorrido, porém reforça que sempre atuou na legalidade, buscando evitar que o paradesporto catarinense saísse prejudicado dessa crise criada pela Federação Catarinense de Atletismo às vésperas do início das disputas dos paratletas catarinenses.
Na próxima segunda-feira está agendada reunião para que providências sejam tomadas no sentido de garantir que a Fesporte, e qualquer evento desportivo em SC, nunca mais volte a ficar refém deste tipo de boicote.
Bocha paralímpica
No caso específico da bocha paralímpica, a competição foi cancelada porque está acontecendo nesse período o campeonato mundial da modalidade em São Paulo. A federação nacional da modalidade convocou os árbitros catarinenses para lá e isso inviabilizou a realização da modalidade no Parajasc.