Entidade estima que 250 empresas possam ser atraídas para o bairro, gerando cerca de 3 mil novas vagas de trabalho
O Sinduscon Grande Florianópolis comemorou a aprovação, na segunda-feira (3), na Câmara de Vereadores, do projeto que institui na Capital a requalificação imobiliária – ou retrofit, como vem sendo chamado pela comunidade. Na avaliação da entidade, a aprovação permitirá a regeneração do centro de Florianópolis. “O retrofit vai trazer mais vida para o centro, com novas oportunidades de moradia, saneamento básico e segurança”, disse o empresário Gustavo Bulcão Vianna, Diretor Conselheiro do Sinduscon Grande Florianópolis, que acompanhou a votação.
Um levantamento feito pela entidade mapeou duas mil habitações que podem vir a ter um novo uso com a lei. Dessas, 120 são edificações antigas e 30% são edificações históricas que estão abandonadas e passando por um processo de degradação contínuo. O Sinduscon estima também que 250 empresas possam ser atraídas para o centro, gerando cerca de 3 mil novas vagas de trabalho. “Temos muitas vantagens, relacionadas não apenas ao aspecto econômico, que são inúmeras, mas também à mobilidade e à segurança pública. São áreas que já contam com infraestrutura urbana (rua, luz, água, esgoto), o que torna o processo mais simples e rápido”, reforçou Bulcão Vianna.
Além dessas vantagens, o empresário diz que a mudança na legislação deve estimular novos investimentos no mercado imobiliário de Florianópolis, aumentar a arrecadação do município e “atrair investidores que hoje privilegiam cidades como Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí”.
foto>Caio Vilela/MTur