Blog do Prisco
Manchete

Eleições da OAB/SC: consenso?

 

Recente registro sobre as eleições da OAB/SC foi publicado e poucas horas depois excluído de portal de notícias de jornal de Florianópolis, o que tem gerado muitas especulações. A mesma nota foi publicada no dia seguinte em outro portal de notícias da Capital, de menor porte. Segundo a publicação, o vice-presidente da seccional, Eduardo e Mello e Souza, teria decidido apoiar a candidatura do atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina – CAASC, Juliano Mandelli, à presidência da OAB Catarinense. E mais, a atual presidente da instituição, Cláudia Prudêncio, teria firmado compromisso escrito de apoiar a candidatura de Mandelli, ao lado do vice-presidente do Conselho Federal da OAB, o catarinense Rafael Horn.

Diversos nomes ligados à política da OAB em SC questionam as informações publicadas e garantem que, assim como Prudêncio, Mello e Souza continua firme na defesa da própria candidatura ao cargo máximo da seccional, o que parece ser mais coerente com a postura por ele assumida nos últimos meses em diversos eventos públicos, nos quais teceu críticas ao silêncio da OAB nacional frente ao ativismo judicial praticado pelo STF, atingindo com isso toda a diretoria da instituição, inclusive Rafael Horn.

Não foi possível apurar se existe realmente o noticiado compromisso escrito de Prudêncio, mas nos corredores da OAB/SC corre a informação de que Cláudia, Juliano e Eduardo continuam buscando apoios para as próprias candidaturas ao cargo de presidente, desenhando-se um quadro de racha e não de consenso dentro do grupo de situação.

Em paralelo, a tradicional oposição tem trabalhado forte em todo o Estado e terá candidatura própria, deixando claro que a eleição de novembro será fortemente polarizada.

>foto: Divulgação