O deputado estadual Oscar Gutz (PL) se manifestou contra o Projeto de Lei 0258/2024 de autoria do deputado Ivan Naatz (PL) que quer proibir a plantação de pinus elliottii na Coxilha Rica, em Lages. Gutz protocolou um pedido de audiência pública na Serra para debater o assunto. De acordo com o parlamentar a proibição vai afetar um setor importante da economia catarinense que gera mais de 100 mil empregos “Sou totalmente contra esse projeto. São quase 10 mil empresas do setor madeireiro em Santa Catarina que geram mais de 100 mil empregos. Um projeto que pode afetar tanto a nossa economia deve ser discutido com a população, por isso vamos realizar a audiência pública, a data ainda não foi definida, mas assim que tivermos a confirmação vamos informar a população para que possam participar” afirma.
De acordo com o presidente do Sindimade / Floema, Ricardo Rozene Rossini, se a legislação for aprovada afetará diretamente municípios que tem no setor madeireiro a sua principal fonte econômica “São muitos municípios em Santa Catarina que têm o setor madeireiro como principal empregador e gerador de receita, o que acontecerá com essas cidades? Qual impacto na vida dessas pessoas? Isso precisa ser colocado na mesa” destaca.
Santa Catarina detém 13% das empresas florestais do Brasil. É o segundo maior mercado de exportação do estado, o movimento encabeçado pelo deputado Oscar Gutz quer debater os impactos econômicos se a legislação for aprovada.