O valor é entregue a hospitais da rede pública e privada que participam do exame coordenado pela entidade médica, um dos mais importantes processos de seleção aos programas de residência no país
A Associação Catarinense de Medicina comemora mais um ano de importante resultado da Prova ACM de Residência Médica, que em 2023 alcançou o valor de R$ 3,2 milhões com as inscrições, que agora está sendo repassado aos hospitais que participam da seleção de profissionais. Ao todo, 42 hospitais, fundações hospitalares e Secretarias Municipais de Saúde, incluindo os 15 hospitais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebem anualmente o recurso, que é usado para melhorias na formação dos médicos, por meios especialmente dos seus Centros de Estudos, refletindo de forma direta na qualidade do atendimento à população. A prova foi realizada em novembro do ano passado, com a participação de 3.563 catarinenses, nos vários Programas de Residência Médica em atividade, nas mais diversas especialidades.
O presidente da ACM, Dr. André Sobierajski dos Santos, destaca a importância redobrada da Prova, na medida em que ela faz a seleção para as residências de especialização dos novos médicos e resulta em recursos para ajudar os hospitais que participam do exame. “Dessa forma, colaboramos de forma concreta para a qualificação contínua da assistência oferecida aos catarinenses, ao mesmo tempo que valorizamos a atividade dos médicos em todo o estado”.
A Prova ACM é realizada desde 2013, em parceria com as Associações Médicas do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do Mato Grosso do Sul (AMMS), além do apoio da Associação Médica Brasileira (AMB). Hoje, é um dos mais importantes exames no país, seja com acesso direto do médico (primeira especialização) ou com pré-requisitos (com pelo menos uma especialidade já concluída). Em 2023, em todo o país, o exame recebeu a inscrição de 11.547 candidatos, dos quais 43,26% eram catarinenses, que fizeram as provas nas cidades de Florianópolis, Florianópolis, Joinville, Chapecó, Lages e Criciúma.
foto>ACM, divulgação