Segue a nota de pesar distribuída pela Prefeitura de Criciúma pela morte do ex-prefeito Ruy Hülse:
“A Administração Pública Municipal de Criciúma, em nome do prefeito Clésio Salvaro e do vice-prefeito Ricardo Fabris, lamenta, com profunda tristeza, a morte do ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hülse, aos 98 anos.
Filho do ex-governador do Estado de Santa Catarina, Heriberto Hülse, Ruy Hülse foi prefeito de Criciúma entre 1966 e 1970. Formou-se em Engenharia de Minas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1950, exerceu atividades no ramo carbonífero e era presidente de honra do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). Foi deputado estadual por três mandatos, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e assumiu, de forma interina, o cargo de governador do Estado de Santa Catarina, em 1960.
No comando da prefeitura, Ruy Hülse realizou importantes ações para o desenvolvimento do município de Criciúma, como a criação da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), em 1968, atual Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a implantação da Praça do Congresso e a urbanização da área central da cidade.
A Administração Pública Municipal de Criciúma decreta luto oficial de três dias, em todo o território municipal, em virtude do falecimento do ex-prefeito. Todas as repartições públicas municipais de Criciúma deverão estar com as bandeiras hasteadas a meio-mastro durante o período de luto oficial.
Nossos mais profundos sentimentos aos amigos e familiares.
Criciúma, 12 de agosto de 2024.
Prefeitura de Criciúma”
Nota de pesar: Acic lamenta morte de Ruy Hülse
“O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, em nome de toda a diretoria, conselheiros e associados da entidade, expressa profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hülse, aos 98 anos. Neste momento de dor, presta sua solidariedade à família e aos amigos.
Engenheiro de formação, Ruy Hülse teve uma trajetória política de grande importância, atuando como deputado por três mandatos, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e prefeito de Criciúma.
Em um momento histórico, assumiu o mais alto cargo do Estado, atuando como governador de Santa Catarina por 11 dias, sucedendo seu pai, Heriberto Hülse, que ocupava a posição à época.
Entre suas principais contribuições, destaca-se a criação da Fundação Universitária de Criciúma, que deu origem à Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
No setor carbonífero, Ruy Hülse deixou uma marca indelével ao presidir o Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Carvão+ / Siecesc) de 1995 a 2017, quando passou a ser presidente de honra.
Reconhecido por sua dedicação à educação, também foi diretor da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc) desde que iniciou no Siecesc e era presidente de honra da instituição. Dr. Ruy, como era chamado por todos, emprestou seu nome ao primeiro prédio do Centro Tecnológico da Satc. O maior auditório da Unesc também leva seu nome.
Ruy Hülse deixa um legado de inestimável valor para o Sul de Santa Catarina e para todo o estado, contribuindo de maneira decisiva para o seu desenvolvimento. Um ser humano visionário, de extraordinária humanidade, cujas realizações continuarão a inspirar futuras gerações.
Que sua memória seja eternamente honrada!”