Presidente da Embratur apresentou dados do fluxo de turistas e ações de promoção do Brasil no exterior
Nos últimos dois anos, o Brasil recebeu mais de 10 milhões de turistas estrangeiros, sendo que, mais de 29% vêm da Argentina. Os dois países têm aumentado o turismo por meio de voos regulares entre as principais cidades. Em 2014, mais de 1,7 milhão de argentinos estiveram no Brasil. Eles são os estrangeiros que mais visitam nosso País. Além disso, o fluxo turístico entre Brasil e Argentina movimenta em torno de US$ 3 bilhões. São US$ 1,6 bilhão deixados no Brasil pelos argentinos contra US$ 1,3 bilhão que os brasileiros deixam no país vizinho.
Em entrevista ao programa NBR Notícias, da TV NBR, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, afirmou que este número deve aumentar: “Neste momento, temos uma campanha promocional no ar, não só na Argentina, mas em outros cinco países sul-americanos, como no Chile, que subiu de posição e é o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil, seguido dos Estados Unidos”.
A campanha, intitulada “Viva o verão de perto – Venha para o Brasil”, é direcionada para Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia. “Estamos focados na promoção internacional nos países da América do Sul, com investimentos de R$ 7,5 milhões no material de divulgação. Durante visitas feitas a alguns destes países, fortalecemos o contato com o trade local, que já está usando o material e vendendo pacotes para o Brasil. Nosso objetivo é impulsionar o turismo no Brasil não somente no verão, mas durante todo o ano”, defendeu Lummertz.
O embaixador do Brasil na Argentina, Éverton Vargas, explica que os laços culturais entre os países influenciam diretamente o interesse dos argentinos. “Temos hoje várias capitais brasileiras que estão conectadas por via aérea direta a Buenos Aires e a outras cidades argentinas. Isso significa maior fluidez de turismo, de contatos de negócios e oportunidades para maior interação entre ambos”, comentou o embaixador. Atualmente, 252 voos semanais ligam a Argentina ao Brasil.
Informações do mercado – Em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional consistiu na formação de comitês de promoção, denominados Visite Brasil na Argentina e Descubra Brasil na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses grupos visam promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas para o Brasil. Para cumprir esse objetivo, os Setores de Promoção Comercial (SECOMs) das embaixadas brasileiras no exterior coordenam, junto com a Embratur, as atividades dos comitês, formados por operadores, cias aéreas, empresas hoteleiras e seguradas de viagens radicadas nos mercados. O comitê da Argentina foi o primeiro a ser criado, sendo, assim, referência para os demais.
NBR Notícias – O programa da TV NBR é transmitido de segunda a sexta-feira às 19h30 com as principais notícias do governo federal. Além da cobertura da agenda da presidente da república, Dilma Rousseff, o NBR Notícias veicula reportagens especiais e entrevistas sobre políticas públicas do governo federal.
Assista na íntegra à entrevista do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz: http://bit.ly/1QxUA9V.
Foto: divulgação